segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Sondagem: Sobre a escrita de números

Para essa sondagem, sugeri-se que seja feito um ditado de números, individualmente.

Encaminhamento:

  •  Entregue meia folha de sulfite e peça que escrevam o nome e a data;


  •  Faça o ditado de números de diferentes grandezas e de modo que não apareçam na ordem crescente ou decrescente.

 Sugerimos os seguintes números:

• Mês de março: 5.000 – 90 – 509 – 980 – 59 – 4.026 – 6.740 – 3.715;

• Mês de setembro: 903 – 37 – 4.008 – 800 – 49 – 10.000 – 8.004 - 2.485.

 Recolha o ditado dos alunos e analise a escrita. Em seguida, registre suas observações na Pauta de observação de Números conforme modelo abaixo e faça o registro.

Pauta de Observação

ESCRITA DE NÚMEROS - Data___/___/___

EMEF___________________________________________________

Professor(a):_______________________________turma__________









A cada sondagem realizada. Compare as informações registradas, observando o percurso do avanço do conhecimento numérico de cada um dos alunos, pois isso ajudará você a reorganizar as ações didáticas de intervenção para que os alunos ampliem cada vez mais o conhecimento sobre os números.

A realização da sondagem fará sentido apenas no contexto da leitura e discussão dos seguintes referenciais teóricos:


Parra, Cecília- Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas-Capítulo 5- Porto Alegre: Artmed, 2006

Brizuela, Bárbara M. Desenvolvimento matemático na criança: explorando notações - Capítulo 2 - Porto Alegre, Artmed, 2006

Sem  esta base teórica, esta sondagem pode ser pouco útil ou mesmo de difícil operacionalização.








Fonte: Guia de Planejamento didático do 3º ano - Parte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após moderação.
Grata.