Para essa sondagem, sugeri-se que seja feito um ditado de números, individualmente.
Encaminhamento:
Sugerimos os seguintes números:
• Mês de março: 5.000 – 90 – 509 – 980 – 59 – 4.026 – 6.740 – 3.715;
• Mês de setembro: 903 – 37 – 4.008 – 800 – 49 – 10.000 – 8.004 - 2.485.
Parra, Cecília- Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas-Capítulo 5- Porto Alegre: Artmed, 2006
Brizuela, Bárbara M. Desenvolvimento matemático na criança: explorando notações - Capítulo 2 - Porto Alegre, Artmed, 2006
Sem esta base teórica, esta sondagem pode ser pouco útil ou mesmo de difícil operacionalização.
Encaminhamento:
- Entregue meia folha de sulfite e peça que escrevam o nome e a data;
- Faça o ditado de números de diferentes grandezas e de modo que não apareçam na ordem crescente ou decrescente.
Sugerimos os seguintes números:
• Mês de março: 5.000 – 90 – 509 – 980 – 59 – 4.026 – 6.740 – 3.715;
• Mês de setembro: 903 – 37 – 4.008 – 800 – 49 – 10.000 – 8.004 - 2.485.
Recolha o ditado dos alunos e analise a escrita. Em seguida, registre suas observações na Pauta de observação de Números conforme modelo abaixo e faça o registro.
Pauta de Observação
ESCRITA DE NÚMEROS - Data___/___/___
EMEF___________________________________________________
Professor(a):_______________________________turma__________
A cada sondagem realizada. Compare as informações registradas, observando o percurso do avanço do conhecimento numérico de cada um dos alunos, pois isso ajudará você a reorganizar as ações didáticas de intervenção para que os alunos ampliem cada vez mais o conhecimento sobre os números.
A realização da sondagem fará sentido apenas no contexto da leitura e discussão dos seguintes referenciais teóricos:
Parra, Cecília- Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas-Capítulo 5- Porto Alegre: Artmed, 2006
Brizuela, Bárbara M. Desenvolvimento matemático na criança: explorando notações - Capítulo 2 - Porto Alegre, Artmed, 2006
Sem esta base teórica, esta sondagem pode ser pouco útil ou mesmo de difícil operacionalização.
Fonte: Guia de Planejamento didático do 3º ano - Parte 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão publicados após moderação.
Grata.