Método fônico, que associa letras a sons
Jogo de percurso - Cada criança retira, em sua vez, um pequeno cartaz de uma caixa de papelão. No cartaz há uma figura desenhada (pode ser um animal como camelo, um veículo como trem, um brinquedo como boneca, e assim por diante). A professora pergunta ao grupo qual o nome da figura. No grupo, uma criança pode saltar à frente é gritar. “É um camelo!”. As demais, naturalmente, repetem o nome do animal na figura. A professora então pergunta quantos sons tem essa palavra e pede para contarem todos juntos /c/ /a/ /m/ /e/ /l/ /o/ dizem eles (no método fônico as crianças não pronunciam os nomes das letras, mas sim seus sons!). “Então, vamos contar quantos sons tem essa palavra?”, estimula a professora. Enquanto pronuncia os sons todos de novo, ela vai mostrando os dedos um a um. Nesse ponto uma criança do grupo (uma qualquer, já que sempre é espontâneo e voluntário) salta à frente e diz: “Tem 6, professora! Tem 6 sonzinhos!”. Isso, diz a professora. E pronuncia, enquanto conta com os dedos. “Então, pessoal, quantas casas o Júnior vai andar?” “Seis casas!”, gritam todos. (por Fernando César Capovilla, professor associado em psicologia experimental humana do Instituto de Psicologia da USP, via e-mail)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão publicados após moderação.
Grata.