A organização curricular baseia-se em:
- Integrar conteúdos diversos em unidades;
- Projetos interdiciplinares (diálogo entre áreas do conhecimento) tematizados por questões sociais urgentes referentes à saúde, meio ambiente, à sexualidade, ao trabalho, ao consumo, à moradia, á pluralidade cultural, à ética, à cidadania e a outras questões;
- Resolução de Problemas;
- Investigações;
- Exploração de gêneros discursivos e linguagens.
Metodologia organizativa:
- Projetos;
- Atividades Sequenciadas;
- Atividades permanentes;
- Atividades ocasionais;
Quanto a gestão do tempo e a organização do trabalho pedagógico:
- Organizar rotinas implica tomar decisões acerca do uso inteligente do tempo didático e contribue para dar conta das expectativas de aprendizagem previstas, para aquele dado período da escolaridade.
Exemplos:
Permanentes:
- Ler textos oralmente
- Produzir textos com regularidade;
- Fazer visitas às salas de leitura ou informática.
Atividades sequenciadas ou Projetos:
- Apresentar aos estudantes o plano geral do trabalho
- O gênero textual;
- Produtos a serem gerados;
- As tarefas envolvidas;
- Os objetivos que deverão ser alcançados;
- O tempo do trabalho (duração);
- Datas em que os trabalhos devem ser apresentados.
Situações de sistematização
O professor seleciona conteúdos que estão sendo trabalhados nas outras modalidades organizativas, permitindo aprofundar ou fixar conheciemtnos linguísticos dos estudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão publicados após moderação.
Grata.