terça-feira, 30 de novembro de 2010

Orientações de Aprendizagem para 4ª/5ºano - L.P.

A organização curricular baseia-se em:

  • Integrar conteúdos diversos em unidades;

  • Projetos interdiciplinares (diálogo entre áreas do conhecimento) tematizados por questões sociais urgentes referentes à saúde, meio ambiente, à sexualidade, ao trabalho, ao consumo, à moradia, á pluralidade cultural, à ética, à cidadania e a outras questões;

  • Resolução de Problemas;

  • Investigações;

  • Exploração de gêneros discursivos e linguagens.

Metodologia organizativa:

  • Projetos;
  • Atividades Sequenciadas;
  • Atividades permanentes;
  • Atividades ocasionais;
Quanto a gestão do tempo e a organização do trabalho pedagógico:

  • Organizar rotinas implica tomar decisões acerca do uso inteligente do tempo didático e contribue para dar conta das expectativas de aprendizagem previstas, para aquele dado período da escolaridade.
Exemplos:


Permanentes:
  • Ler textos oralmente
  • Produzir textos com regularidade;
  • Fazer visitas às salas de leitura ou informática.

Atividades sequenciadas ou Projetos:

  • Apresentar aos estudantes o plano geral do trabalho
  • O gênero textual;
  • Produtos a serem gerados;
  • As tarefas envolvidas;
  • Os objetivos que deverão ser alcançados;
  • O tempo do trabalho (duração);
  • Datas em que os trabalhos devem ser apresentados.


Situações de sistematização

O professor seleciona conteúdos que estão sendo trabalhados nas outras modalidades organizativas, permitindo aprofundar ou fixar conheciemtnos linguísticos dos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após moderação.
Grata.