L / U finais
ATIVIDADE 2 : Observando o uso do u no final dos verbos
Objetivo
• Sensibilizar os alunos para as diferenças entre a grafia de palavras terminadas com L e U a partir da comparação entre verbos e substantivos.
Planejamento
• Quando realizar? Em qualquer época do ano, a partir dos resultados da avaliação periódica dos conhecimentos ortográficos de sua turma. Lembre-se de garantir a apreciação dos textos e divulgação dos dados do autor antes da exploração da ortografia.
• Como organizar os alunos? Depois da discussão coletiva do texto, devem realizar a atividade em duplas.
• Que materiais serão necessários? Folha da atividade e caderno.
• Qual a duração? Cerca de 50 minutos.
Encaminhamento
• Faça a leitura da fábula com seus alunos e converse com eles sobre o conteúdo do texto, resgatando as impressões sobre a fábula.
• Proponha que os alunos completem o texto da fábula O leão e o ratinho, preenchendo as lacunas com as palavras indicadas (verbos no pretérito perfeito, sendo que os mesmos estão entre parênteses, no infinitivo).
• Após esse momento, a proposta é que observem as palavras utilizadas para completar o texto, indicando o que têm em comum. Neste caso, trata-se de perceberem que as palavras terminam com a mesma letra e representam as ações feitas pelo leão e o ratinho.
• Durante a discussão circule pelas duplas fazendo perguntas e instigando-os a observarem mais a lista de palavras e descobrirem aspectos relacionados ao que elas representam no texto – em que tempo estão – sem, contudo, inviabilizar o olhar do grupo. É importante que desenvolvam a capacidade de observar extraindo características ainda que, no início, levantem características que não se relacionam aos objetivos do ensino de gramática presentes na atividade.
ATIVIDADE 3
NOME:____________________________________________
DATA: _____ /_______________ TURMA:______________
1. Complete o texto com as palavras indicadas, leia a fábula e
descubra o que aconteceu com estes animais.
O LEÃO E O RATINHO
Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo da sombra de uma árvore.
Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele _________(acordar). Todos conseguiram
fugir, menos um, que o leão ______ (prender) debaixo da pata. Tanto o ratinho ________
(pedir) e ____________ (implorar) que o leão __________ (desistir) de esmagá-lo e
__________ (deixar)que fosse embora. Algum tempo depois o leão _________ (ficar) preso
na rede de uns caçadores. Não conseguindo se soltar, fazia a floresta inteira tremer com
seus urros de raiva.
Nisso _______ (aparecer) o ratinho, e com seus dentes afiados ________ (roer) as cordas e
solto o leão.
Moral: Uma boa ação ganha outra.
NOME:____________________________________________
DATA: _____ /_______________ TURMA:______________
1. Complete o texto com as palavras indicadas, leia a fábula e
descubra o que aconteceu com estes animais.
O LEÃO E O RATINHO
Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo da sombra de uma árvore.
Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele _________(acordar). Todos conseguiram
fugir, menos um, que o leão ______ (prender) debaixo da pata. Tanto o ratinho ________
(pedir) e ____________ (implorar) que o leão __________ (desistir) de esmagá-lo e
__________ (deixar)que fosse embora. Algum tempo depois o leão _________ (ficar) preso
na rede de uns caçadores. Não conseguindo se soltar, fazia a floresta inteira tremer com
seus urros de raiva.
Nisso _______ (aparecer) o ratinho, e com seus dentes afiados ________ (roer) as cordas e
solto o leão.
Moral: Uma boa ação ganha outra.
(in: Fábulas de Esopo. Companhia das Letrinhas. 1990, p. 61. Trad. Heloisa Jahn
a. A história da fábula é sobre algo que já aconteceu ou irá acontecer?
Quais as palavras que ajudaram a perceber isso?
________________________________________ ______________________
_______________________________________________________________
___________________________________________________
b. Agora distribua as palavras que você utilizou para completar o texto nas
colunas abaixo:
• O que estas palavras indicam em relação às personagens?
________________________________________________
c. Exponha o que descobriram aos colegas da classe e ouça as conclusões a
que chegaram. Ajude seu professor a construir um registro sobre as descobertas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão publicados após moderação.
Grata.