sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Alfabetizar com Listas

As listas compõe um tipo de texto muito presente no dia-a-dia das pessoas. Listar significa relacionar nomes de pessoas ou coisas para organização de uma ação. Por exemplo: lista de convidados para uma festa, lista dos produtos para comprar, lista dos compromissos do dia, lista de atividades que serão realizadas em sala de aula etc. Por ter uma estrutura simples, a lista é um texto privilegiado para o trabalho com alunos que não sabem ler e escrever convencionalmente, mas é importnte que você proponha a escrita de listas que tenham alguma função de uso na comunidade ou na sala de aula.

Fique atento! A escrita de listas de palavras que começam com a mesma letra ou outras similares é inadequada, pois descaracteriza a função social desse texto.


Lista de Nomes: O quê as crianças podem aprender?
  • Ampliar o conhecimento sobre as letras do alfabeto.
  • Começar a memorizar a ordem alfabética
  • Identificar os portadores de texto que são organizados dessa forma(dicionário, lista telefônica, agenda de telefones, índices, os nomes dos colegas no diário de classe e etc.)
  • Utilizar a ordem alfabética para, com sua ajuda, organizar um texto (o cartaz com os nomes dos alunos). Igual ao exemplo à cima.

 


Ao planejar suas atividades com esse tipo de texto, é importante considerar:


Atividade de escrita de listas: por ser um gênero de estrutura simples, possibilitam que os alunos pensem muito mais na escrita das palavras ( que letras usar, quantas usar, comparar outras escritas etc.) Você deve propor atividades de escrita de listas das quais os alunos possam de alguma forma fazer uso. Por exemplo: escrever a lista dos contos lidos, a lista dos animais que já foram estudados e a dos que ainda pretendem estudar, a lista dos personagens preferidos etc. Vale ressaltar que, quando propomos a escrita de um texto visando a reflexão sobre o sistema de escrita e colocar questões para que confrontem suas hipóteses. Nesses casos também não é aconselhável corrigir, escrever embaixo, enfim, fazer uso de recursos similares, pois o objetivo não é a escrita convencional nem a legibilidade do texto.

Ao planejar atividades de produção de listas, concidere que é possível propor que os alunos ditem o texto para você escrever, que escrevam reunidos em grupos ou duplas ou ainda escrevam utilizando outros suportes, além do lápis e papel, como as letras móveis.

Atividades de reflexão sobre a escrita: sempre que for possível favorecer a reflexão dos alunos sobre a escrita. Proponha comparações entre palavras que começam ou terminam com a mesma forma ( letras, partes da palavra).
As listas são ótimos textos para realização dessas atividades e como favorece a reflexão sobre o sistema de escrita, sua utilização deve ser mais intensa enquanto houver alunos que não lêem e escrevem convencionalmente.

O que mais fazer?

Ensine a turma a utilizar os nomes do cartaz como fonte de informação sobre a escrita de uma forma geral. Para tanto, sempre que puder, compare a escrita de outras palavras com a escrita dos nomes neles listados. Quando surgirem dúvidas, sugira que eles busquem a solução em determinados nomes no cartaz.
Compare os nomes analisando não apenas as letras iniciais, mas também as letras finais, as letras do meio das palavras e etc. Proponha outras análises seguindo um encaminhamento aqui proposto, tendo como apoio a lista de nomes da turma afixados no mural.

  • Quais nomes terminam com "a" e quais terminam com "o"? São nomes de meninas ou meninos?

  • Com quais outras letras terminam os nomes das meninas? E os nomes dos meninos?

  • Quais nomes tem mais letras? Quais tem menos letras? Qual a letra que mais aparece ao final dos nomes da sua turma?

  • Com qual letra começa seu nome? Qual outro nome da lista que começa com a mesma letra?  (podem utilizar o crachá como suporte).
Fonte: Guia de Planejamento do professor alfabetizador - Projeto Ler e Escrever

2 comentários:

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