segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Avaliação de Matemática

Toda avaliação faz parte do ensino e aprendizagem e, portanto, não se deve levar em conta apenas uma produção. É preciso avaliar apenas um conjunto de atividades para se tomar decisões a respeito do conhecimento que o aluno construiu em relação à Matemática.
Aqui, estarei explicitando, alguns critérios para você acompanhar o avanço dos alunos em relação às expectativas de aprendizagem, fornecendo-lhe informações importantes, que permitiram planejar melhor as ações didáticas que compõe sua rotina de trabalho.

Para que isso aconteça, será preciso refletir e analisar o desenvolvimento escolar de cada aluno, observando se ele:

  • Empenha-se na relaização das atividades propostas;
  • Expõe suas dúvidas
  • Interage, estabelecendo postura de escuta atenta para entender e questionar as escolhas dos colegas;
  • Formula argumentos, expondo-os a fim de que sejam validados ou refutados pelos colegas;
  • Esforça-se para melhorar a cada dia, conscientizando-se de seus próprios progressos e, ainda, revendo o que não conseguiu aprender.
Os instrumentos de avaliação utilizados precisam ser elaborados de forma bastante criteriosa, que de fato lhe ajude a observar quais conhecimentos foram ou não apropriados pelos alunos, como organizam a linguagem matemática para se comunicar e como  resolvem os problemas apresentados. 

Todos esses elementos devem subsidiá-lo na identificação dos objetivos que foram atingidos e de quais necessitam ser organizados em outras ações didáticas para que os alunos continuem aprendendo.

Ao longo do ano, os alunos deverão desenvolver habilidades referentes à resolução  problemas e cálculo. Para isso é necessário trabalhar diferentes atividades relacionadas os conteúdos: números e operações no campo aditivo e multiplicativo, grandezas  medidas, tratamento de informação e espaço e forma.

Para decidir qual a melhor situação didática a ser apresentada, deve-se planejar intervenções no sentido de buscar que todos os alunos avancem em relação à compreensão do sistema de numeração e na capacidade de resolver problemas propostos. É  preciso realizar uma avaliação periódica – as sondagens – para verificar:

  •  O que sabem a respeito da escrita dos números;

  •  Quais estruturas aditivas e multiplicativas costumam utilizar para resolver problemas;

 Quais recursos utilizam para fazer os cálculos.

Nesse sentido, são propostas as seguintes sondagens:

- Números - março e setembro;

- Resolução de problemas do campo aditivo - maio e outubro;

- Resolução de problemas do campo multiplicativo – maio e outubro
 
 
Fonte: Guia de Planejamento e   Orientações didáticas do 3º ano
 
 




















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