Toda avaliação faz parte do ensino e aprendizagem e, portanto, não se deve levar em conta apenas uma produção. É preciso avaliar apenas um conjunto de atividades para se tomar decisões a respeito do conhecimento que o aluno construiu em relação à Matemática.
Aqui, estarei explicitando, alguns critérios para você acompanhar o avanço dos alunos em relação às expectativas de aprendizagem, fornecendo-lhe informações importantes, que permitiram planejar melhor as ações didáticas que compõe sua rotina de trabalho.
Para que isso aconteça, será preciso refletir e analisar o desenvolvimento escolar de cada aluno, observando se ele:
- Empenha-se na relaização das atividades propostas;
- Expõe suas dúvidas
- Interage, estabelecendo postura de escuta atenta para entender e questionar as escolhas dos colegas;
- Formula argumentos, expondo-os a fim de que sejam validados ou refutados pelos colegas;
- Esforça-se para melhorar a cada dia, conscientizando-se de seus próprios progressos e, ainda, revendo o que não conseguiu aprender.
Os instrumentos de avaliação utilizados precisam ser elaborados de forma bastante criteriosa, que de fato lhe ajude a observar quais conhecimentos foram ou não apropriados pelos alunos, como organizam a linguagem matemática para se comunicar e como resolvem os problemas apresentados.
Todos esses elementos devem subsidiá-lo na identificação dos objetivos que foram atingidos e de quais necessitam ser organizados em outras ações didáticas para que os alunos continuem aprendendo.
Ao longo do ano, os alunos deverão desenvolver habilidades referentes à resolução problemas e cálculo. Para isso é necessário trabalhar diferentes atividades relacionadas os conteúdos: números e operações no campo aditivo e multiplicativo, grandezas medidas, tratamento de informação e espaço e forma.
Para decidir qual a melhor situação didática a ser apresentada, deve-se planejar intervenções no sentido de buscar que todos os alunos avancem em relação à compreensão do sistema de numeração e na capacidade de resolver problemas propostos. É preciso realizar uma avaliação periódica – as sondagens – para verificar:
- O que sabem a respeito da escrita dos números;
- Quais estruturas aditivas e multiplicativas costumam utilizar para resolver problemas;
Quais recursos utilizam para fazer os cálculos.
Nesse sentido, são propostas as seguintes sondagens:
- Números - março e setembro;
- Resolução de problemas do campo aditivo - maio e outubro;
- Resolução de problemas do campo multiplicativo – maio e outubro
Fonte: Guia de Planejamento e Orientações didáticas do 3º ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão publicados após moderação.
Grata.