A avaliação deve ser um processo formativo, contínuo, que não necessita de situações distintas das cotidianas. Portanto, o que oferecemos aqui, são alguns critérios para que você melhor analise e avalie o que se passa na sala de aula, o avanço das crianças em relação às expectativas de aprendizagem e, além disso, o seu planejamento e suas intervenções didáticas - que deverão ser utilizados nas situações de sua rotina.
No 1º bimestre focamos a avaliação das aprendizagens dos alunos com relação ao sistema de escrita. Por meio de uma atividade pontual - a sondagem - , com a intenção de se construir mecanismos para acompanhar o processo de cada aluno para assim estabelecer referenciais mais objetivos e precisos para tomar decisões sobre o seu planejamento, sobre os agrupamentos e melhor atender às questões individuais.
Agora vamos incluir, dois modelos de avaliação que você pode utilizar: um voltado para a aprendizagem dos alunos e outro para a análise do planejamento e do ensino. Vale destacar que, embora ensino e aprendizagem sejam processos articulados, são dois processos diferentes e, portanto, é preciso olhá-los separadamente.
Claro que você deve reunir as análises - da aprendizagem dos alunos e do seu ensino - e relacionar as informações. A pergunta-chave é: em que medida o meu planejamento e as minhas intervenções criaram condições para que os alunos aprendessem?
Vamos começar pela análise do ensino. O sucesso de uma atividade depende de diversas variáveis, desde a organização dos alunos até aquilo que você fala, passando pelos materiais utilizados e até mesmo pela maneira como você explicou o que era para ser feito ou distribuiu o material que seria utilizado...
Nesta proposta de avaliação de ensino, a intenção é que você:
- avalie se a organização dos alunos favoreceu o desenvolvimento da atividade;
- analise se a organização do espaço no qual a atividade foi desenvolvida (a sala de aula ou outro espaço no interior da escola) favoreceu o desenrolar da atividade;
- observe se conseguiu organizar todo o material antes de iniciar as atividades e se isso favoreceu se desenvolvimento;
- analise se a explicação inicial foi suficiente, ou seja, se aquilo que você falou foi o bastante para que os alunos compreendessem o que fariam durante a atividade;
- observe as questões colocadas pelos alunos durante a atividade e as repostas que você lhes dá, analisando se essas intervenções favorecem o processo de aprendizagem;
- observe se o tempo reservado para a atividade foi suficiente;
- reflita sobre esses e outros itens para ver o que precisa mudar e, no planejamento seguinte, fazer alterações.
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