quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Situações que a rotina de Matemática deve contemplar no 3º ano

Matemática. O quê ensinar ?



Na Matemática, a rotina proposta deve contemplar atividades referentes aos blocos de conteúdos: números, operações, grandezas e medidas, espaço e forma e tratamento da informação.

Significa dizer que a rotina deve prever situações de:

  • Produção e interpretação de números naturais e decimais que aparecem em situações de uso;

  • Cálculos nos campos aditivo e multiplicativo, atividades em que os alunos tenham oportunidades de utilizar o cálculo mental, a estimativa, e ainda o cálculo através de algoritmos convencionais;

  •  Reflexão sobre a utilização de diferentes unidades de medidas;


  •  Localização e deslocamento no espaço e das explorações das formas (geometria);

  •  Produção e interpretação de tabelas e gráficos.

A organização deste material possibilita que você planeje sua rotina de trabalho a
partir do conhecimento e das necessidades de sua turma.

É importante analisar:

  •  Quais aspectos merecem mais atenção e quais não são tão relevantes;

  •  A necessidade de aprofundamento dos conteúdos em função da compreensão dos alunos, levando em conta que o mesmo tema pode ser abordado em diferentes momentos da aprendizagem.

O planejamento da rotina deve ter como referência as demandas de aprendizagem mapeadas através das sondagens propostas, registro de observações do desempenho
dos alunos, e poderá ser reorganizada ao longo do ano dependendo dos avanços e dificuldades dos alunos.

No entanto, sugere-se que inicialmente as atividades de interpretação e produção de números sejam realizadas duas vezes na semana.

Além do trabalho com números naturais, nesse volume está presente o trabalho com números racionais na forma fracionária e decimal. Dessa forma, além de continuar propondo atividades de reflexão sobre os números naturais, é preciso organizar situações em que os alunos observem o uso cotidiano dos racionais e comecem a refletir sobre a sua organização e regularidade. Nesse sentido, os alunos utilizarão o conhecimento que já possuem sobre os números para avançarem na ampliação do campo numérico. Para isso propomos o recurso da utilização da calculadora como mais um instrumento para propor problemas e para análise das produções escritas numéricas.

Já as atividades de cálculo podem ser organizadas duas ou três vezes na semana.

É interessante que no início do ano se privilegie as situações de resolução de problemas
no campo aditivo e, à medida que as crianças avancem na compreensão dessas idéias,
incluir as atividades do campo multiplicativo. Elas devem ser realizadas para que os alunos
continuem ampliando a compreensão dos significados das operações envolvidas (aditivas e
multiplicativas). Para isso, as situações serão organizadas de modo que eles possam fazer
conjecturas sobre as diferentes maneiras de se obter um resultado, usando cálculo mental,
estimativa, algoritmos convencionais e não-convencionais, analisarão as suas estratégias
e a dos colegas, compartilhando, portanto, diferentes idéias e procedimentos.

O trabalho com grandezas e medidas deve ser realizado uma vez por semana. São propostas neste material, situações-problema do cotidiano para que os alunos compreendam
como se dá a sucessão do tempo - como se organiza e se utiliza os instrumentos 
sociais de medida de tempo (calendário, relógio), e em que situações se usa as diferentes medidas (massa, comprimento, capacidade e temperatura), relacionando-os com os respectivos instrumentos de medição.

Propomos também o estudo da geometria – espaço e forma, uma vez na semana, podendo ser alternado com o trabalho de grandezas e medidas. O trabalho com espaço e forma visa propor experiências de localização e deslocamento de pessoas e objetos no espaço, além de situações em que os alunos terão a oportunidade de observar diferentes corpos geométricos e refletir sobre suas propriedades.

Por último, sugerimos, neste material, atividades específicas sobre o tratamento de informação, uma vez por semana, com a finalidade de fazer os alunos construírem procedimentos para coletar, organizar, interpretar e comunicar dados, utilizando tabelas e
gráficos. Esse conteúdo, no entanto, estará presente de uma maneira transversal em diferentes situações problemas referentes aos demais conteúdos da área de matemática.


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