domingo, 14 de novembro de 2010

Ensinando ciências na leitura

Textos de Divulgação Científica

Os textos de divulgação científica são essenciais não apenas para que os alunos se insiram na cultura escrita, mas também para que aprendam os mais variados conteúdos das diferentes áreas de conhecimento, tão fundamentais na vida escolar. A leitura desses textos pode começar antes mesmo de os alunos lerem convencionalmente - você pode escolher textos que só tragam informações curiosas, sem necessariamente estarem atrelados a um conteúdo escolar, e/ou selecionar aqueles que façam parte de um projeto de estudo, como "animais em extinção", "povos da Amazônia", " a cidade de São Paulo" etc. Dessa forma, os alunos passam a ler os textos com propósitos de informar-se, aprender sobre um tema, encontrar respostas para determinadas perguntas - propósitos pelos quais tais textos costumam ser escritos.

Além disso, ao ouvirem a leitura desses textos, os alunos também se familiarizam com sua linguagem, organização e podem aprender:
sua função;
  • onde são encontrados (seus portadores)
  • características da linguagem;
  • tipo de conteúdo que abordam;
  • expressões e vocabulário mais frequentes;
  • relações com iconografia (ilustrações, fotos, gráficos e tabelas).
Tudo isso eles aprendem ao discutir, ouvir, estudar e consultar esses textos junto com você. Tais conhecimentos são úteis para formar os alunos como leitores, mas, em outras situações, tornam-se fundamentais para que eles consigam produzir esses textos, seja oralmente, seja de próprio punho, conquistando, assim, um importante recurso para reapresentar os conteúdos aprendidos nas diferentes áreas de conhecimento e seguir aprendendo.

A lista abaixo é apenas uma referência, pois você pode optar por outras publicações (suas ou disponíveis na escola):


Suplementos de jornais


Ciência Hoje


Mundo Estranho

Revista Recreio


Superinteressante


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após moderação.
Grata.