As expectativas de aprendizagem para o ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental orientam-se em torno dos usos da linguagem oral – fala e escuta; da linguagem escrita – leitura e produção escrita de textos; e, ainda, em torno a análise e reflexão sobre a língua e a linguagem, em que se abordam, prioritariamente, os spectos envolvidos na linguagem que se usa para escrever; e os envolvidos no uso dos padrões da escrita.
AO FINAL DO 3º ANO DO CICLO I- ESPERA-SE QUE OS ALUNOS SEJAM CAPAZES DE:
NA LEITURA
Esferas jornalísticas e cotidiana – carta de leitor
Propostas relacionadas neste material – Seqüência de Cartas de Leitor; Atividade permanente Leitura de revistas RECREIO e CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
- Relacionar a carta à situação comunicativa e aos suportes em que circulam originalmente, observando as relações entre a carta e outras matérias jornalísticas.
- Estabelecer conexões entre os textos e os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
- Explicitar o assunto dos textos.
- Inferir os sentidos dos textos, por meio da análise de palavras ou expressões que constituem os textos e de outras informações do contexto de produção e circulação do texto (interlocutores, finalidades...).
- Recuperar informações explícitas.
Esferas jornalística e escolar – reportagens e textos de divulgação científica – expositivos
Proposta relacionada neste material – Projetos “Meios de Comunicação” e “Produção e Destino do lixo” – Ler para Estudar; Atividades permanentes: Roda de Jornal, Leitura das revistas RECREIO e CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
- Relacionar os textos às situações comunicativas e ao suportes em que circulam originalmente.
- Estabelecer conexões entre os textos e os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
- Explicitar o assunto dos textos.
- Inferir os sentidos dos textos, por meio da análise de palavras ou expressões que constituem os textos, e de outras informações do contexto de produção e circulação do texto (interlocutores, finalidades...).
- Correlacionar causa e efeito, problema e solução, fato e opinião.
Esfera Literária / Verso e Prosa – FÁBULAS
Proposta relacionada neste material: Um projeto com fábulas
Relacionar as fábulas às situações comunicativas e ao suporte em que circulam originalmente.
Relacionar as fábulas às situações comunicativas e ao suporte em que circulam originalmente.
- Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
- Estabelecer a relação entre o título e o corpo do texto ou entre as imagens (fotos, ilustrações) e o corpo do texto.
- Inferir os sentidos dos textos para a leitura, por meio da análise de palavras ou expressões que constituem os textos e de outras informações do contexto de produção e circulação do texto (interlocutores, finalidades...).
- Recuperar informações explícitas.
- Estabelecer relação entre a moral e o tema da fábula.
PRODUÇÃO ESCRITA DE TEXTOS
Esfera jornalística – carta de leitor
Propostas relacionadas neste material – Seqüência de Cartas de Leitor; Atividade permanente Leitura de revistas RECREIO e CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS – Seção cartas
- Produzir carta ou e-mail, levando em conta o gênero e seu contexto de produção e circulação.
- Revisar e editar o texto considerando as características do gênero e da situação de produção...
Esferas escolar e cotidiana – textos divulgação científica- expositivos
Proposta relacionada neste material – Projetos “Meios de Comunicação” e “Produção e Destino do Lixo” – Ler para Estudar; Atividades permanentes: Roda de Jornal, Leitura das revistas RECREIO e CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
- Produzir resumos a partir de textos lidos.
- Produzir textos expositivos com a finalidade de conscientizar sobre a Produção e o Destino do Lixo – folhetos;
- Revisar os textos produzidos durante o processo de produção escrita e ao final dele.
Esfera Literária / Verso e Prosa – Fábula
Proposta relacionada neste material como sugestão: Projeto Fábulas
- Reescrever fábulas levando em conta as características do gênero e seu contexto de produção.
- Revisar e editar o texto considerando as características do gênero e da situação de produção.
ESCUTA / PRODUÇÃO ORAL
Esferas jornalística e cotidiana – carta de leitor
Propostas relacionadas neste material – Seqüência de Cartas de Leitor; Atividade permanente Leitura de revistas RECREIO e CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
- Participar de situações de intercâmbio oral, formulando perguntas ou estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
- Emitir opinião sobre as reportagens e cartas lidas.
Esferas escolar e jornalística – de divulgação científica / expositivos
Proposta relacionada neste material – Projetos “Meios de Comunicação” e “Produção e Destino do Lixo” – Ler para Estudar; Atividades permanentes: Roda de Jornal, Leitura das revistas RECREIO e CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
- Participar de situações de intercâmbio oral, formulando perguntas ou estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
- Expor o resultado da pesquisa realizada sobre meios de comunicação, a partir de apoio escrito e/ou com uso de recursos audiovisuais.
Esfera Literária / Prosa – Fábula
Proposta relacionada neste material: Projeto Confabulando fábulas
- Ouvir com atenção as fábulas lidas ou contadas, estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
- Recontar fábulas, apropriando-se das características do texto-fonte.
- Realizar leitura dramática de fábula.
ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA E LINGUAGEM
Esferas jornalística e cotidiana – carta de leitor
Propostas relacionadas neste material – Seqüência de Cartas de Leitor; Atividade permanente Leitura de revistas RECREIO e CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
- Identificar, com auxílio do professor, possíveis elementos da organização interna da de leitor: destinatário, corpo do texto, despedida.
- Reconhecer e utilizar a linguagem adequada à finalidade e ao interlocutor
Esferas escolar e jornalística – textos de divulgação científica / expositivos
Propostas relacionadas neste material – Atividades permanentes: Roda de Jornal, Leitura de revistas RECREIO e CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
- Analisar as características lingüísticas e discursivas que contribuem para a construção dos sentidos dos textos que serão lidos e produzidos no projeto Meios de Comunicação e na Seqüência Didática Produção e Destino do Lixo.
Esfera Literária / Prosa – Fábula
Proposta relacionada neste material: Projeto Confabulando com Fábulas
- Identificar as características dos diferentes estilos de escrita, das diferentes formas de organização do texto e do conteúdo próprios das fábulas.
- Identificar recursos usados na apresentação das personagens e das ações do enredo.
PADRÕES DE ESCRITA
- Pontuar corretamente final de frases, usando inicial maiúscula.
- Segmentar corretamente a palavra na passagem de uma linha para outra.
- Pontuar corretamente final de frases, usando inicial maiúscula.
- Segmentar o texto em frases e parágrafos em função das restrições impostas pelos gêneros.
- Pontuar corretamente os elementos de uma enumeração.
- Pontuar corretamente passagens de discurso direto em função das restrições impostas pelos gêneros.
- Reduzir os erros relacionados à transcrição da fala.
- Representar marcas da nasalidade de forma convencional.
- Respeitar regularidades contextuais.
- Respeitar as regularidades morfológicas
- Escrever corretamente palavras de uso freqüente
- Acentuar palavras de uso comum
- Aplicar regra geral de concordância verbal
- Formatar graficamente o texto.
Fonte: Guia de Planejamento e orientações didáticas 3º ano parte 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão publicados após moderação.
Grata.