quinta-feira, 4 de novembro de 2010

HISTÓRIA: Qual vamos ler ?

Essa é a dúvida de muitos professores quando se deparam com o desafio de ler uma história para a turma.

Acredite: Uma boa história não é definida pelo seu tamanho, mas sim pela sua trama. O texto pode nem ter ilustração, mas, se ele divertir e emocionar a meninada, o sucesso é garantido.


Dicas para selecionar uma boa história:

  • Verifique se a trama é divertida, emocionante, se há suspense de modo a envolver os alunos.
  • Avalie as ilustrações e observe a relação delas com o texto, se elas surpreendem e causam impacto.
  • Para os primeiros mêses de aula sugeri-se a leitura de Contos Tradicionais : "Branca de Neve", "Os três Porquinhos", "Chapeuzinho Vermelho".
Na hora de escolher a fonte, ou seja, o livro que traz essas histórias, evite versões adaptadas, curtinhas, que não fornecem sequer a descrição dos personagens e do cenário onde se passa a trama. Como sugestão abaixo segue algumas boas versões presentes nas seguintes obras:

* O livro Contos de fadas clássicos, de Helen Cresswell;

* Coleção Contos Clássicos - editora Martins Fontes e com belíssimas ilustrações;

* Clássicos da Literatura Infantil, Ana Maria Machado - Editora Nova fronteira;

* Contos Tradicionais do Brasil, Luís da Câmara Cascudo - Ed. Global;

* Contos de Andersen, Hans Christian Andersen - Ed. Paz e Terra;

* Contos de Grimm, dos irmãos Grimm, Companhia das Letrinhas.

Histórias contemporâneas, com ou sem ilustrações, até mesmo curtas, podem ser utilizadas como critério para diversão dos alunos, histórias que depois de lidas por você, os alunos podem ler autonomamente, ainda que não saibam ler de forma convencional.

A lista é apenas uma referência, poi você pode optar por outras obras que façam parte da sala de aula ou da escola:

* O Rei Bigodeira e sua banheira, de Don e Aldrey Wood - Ed. Ática;

* Os livros da coleção Quem Tem Medo de..., de Fanny Joly - Ed. Scipione;

* Da Pequena toupeira que queria fazer cocô na cabeça dela,Werner Holzwarth -
Companhia nas letrinhas;

* Gente, bicho, planta: o mundo me encanta, Ana Maria Machado - Ed.Nova Fronteira;

* O joelho Juvenal, Rolim e todos os livros da Série Corpim, de Ziraldo - Ed. Melhoramentos;

* O menino Maluquinho, de Ziraldo - Editora Melhoramentos;

* A festa no céu, de Ângela Lago - Ed. Melhoramentos;

* O grande Rabanete, Tatiana Belinky - Ed. Moderna;

* Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias, de Ruth Rocha - Ed. Salamandra;

* Na floresta, O Fogo e os demais livros da coleção O Homenzinho da Caverna e os Sons que ele Descobriu..., de Silvio Costta, Companhia Editora Nacional.

Como você fará a leitura  de textos literários todos os dias, segue abaixo uma planilha para você registrar os livros lidos. Assim além de você não esquecer dos textos que já leu, você poderá passar essa lista para o (a) professor (a) que assumir essa turma no ano seguinte.



Você também poderá fixar na classe:
Registro de Literatura da Turma do 2º ano da Escola Lar da Irmã Celeste / 2009



Xiiiiiiii!!!! Eles não prestam atenção! E agora? Conversam durante a leitura, brincam, parecem desinteressados ? Resultado: a cada parágrafo lido, é necessário interromper a leitura para chamar  a atenção de um aluno, pedir para que outro volte e sente em seu lugar etc.

Paciência!!!!! Pode levar um certo tempo para que eles construam os comportamentos de ouvinte e também de leitor.
A avaliação do encaminhamento de cada momento de leitura é fundamental, portanto, se alguns dos alunos até ao final do período se encontrarem sem disposição para ouvir uma história, busque novas estratégias: leia após o recreio, convide-os a sentar ao seu lado, ajudando você a virar as páginas, a ficar encarregado de descobrir uma passagem especial da trama... são várias as possibilidades.


 Fonte: Guia de palnejamento e Orientações didáticas do Professor alfabetizador 1ª série (2ºano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após moderação.
Grata.