segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Sondagem Ortográfica 3º ano E.F.

AVALIAÇÃO INICIAL – DITADO

Objetivo

 Avaliar os conhecimentos que já foram elaborados pelos alunos e os que estão em processo de elaboração.

Planejamento

  •  Quando realizar? No início do trabalho com a ortografia. 

  • Como organizar a sala? A atividade deverá ser realizada individualmente. Durante a realização, os alunos devem resolver sozinhos as dúvidas que tiverem sobre ortografia

  •  Quais materiais necessários? Folha de atividade e caderno.

  •  Qual a duração? Cerca de 30 minutos.



Encaminhamento

  • Esclareça o objetivo do ditado para os alunos, destacando a importância de o professor conhecer exatamente o que eles sabem e não sabem. Informe sobre os procedimentos a serem utilizados na hora do ditado.
  • Realize a leitura completa do texto a ser ditado para os alunos, conversando sobre ele brevemente.
  • Oriente o grupo sobre a postura na hora do ditado: ouvir a fala da professora, escrever.
  • Levantar a mão se precisar de repetição, quantas vezes for necessário.
  • Faça o ditado dos trechos do texto, a partir da sugestão apresentada. Você deve informar toda a pontuação do texto, pois o foco é apenas a ortografia.
  •  Deve-se evitar soletrar palavras ou sílabas, realizando uma leitura fluente e clara, de um trecho significativo do texto. No início, os alunos terão dificuldade de memorizar um  trecho do texto para escrever, por isso, é importante que você repita quando eles levantarem a mão, ate que eles se apropriam do procedimento de ouvir mais de uma palavra para escrever.
  • Analisar os dados obtidos com a atividade, preenchendo o mapa da classe.

Texto a ser ditado:

  • Comente com a turma que esta fábula é uma versão diferente da Cigarra e as formigas.

  • Verifique se eles conhecem a referida fábula. Caso obtenha resposta afirmativa, deixe que falem o que observaram de diferente da fábula que já conhecem.

  • Em seguida dite o texto de acordo com os trechos assinalados em uma folha separada.


  •  Para iniciar a análise, leia cada um dos textos escritos e separe inicialmente os erros em duas categorias: regulares e irregulares. É importante que você quantifique as ocorrências, pois a sua intervenção deverá incidir sobre o erro que tiver mais freqüência entre os alunos.

  • A partir disso você pode selecionar uma das atividades propostas ou realizar uma adaptação, caso não haja atividades para a questão que sua classe precisa resolver.

O importante é manter o princípio metodológico do trabalho:


1. No caso das regularidades o estudo deve envolver análise comparativa das palavras destacadas de um texto, discussão sobre as observações feitas e registro das descobertas, ainda que sem o uso da nomenclatura convencional. Após isso, pode ter realizado atividades de sistematização e familiarização com a regularidade como as que são propostas no guia.

2. No caso das irregularidades o trabalho pode ser realizado com jogos, leitura para que o aluno se familiarize com a palavra e sua ortografia. É importante que saibam que em caso de dúvida na escrita deverão consultar fontes autorizadas.

3. Após a análise dos ditados e das produções dos alunos selecione as atividades a serem utilizadas para que seu grupo amplie os conhecimentos sobre a escrita correta das palavras.


SEGUE ABAIXO MODELO DE TABELA PARA ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DOS ALUNOS






Aqui você poderá registrar as regularidades e irregularidades ortográficas


Um comentário: