sábado, 13 de novembro de 2010

Crachás -

Produção de crachás

Objetivo: Escrever o próprio nome em um contexto de comunicação real (o crachá)

Planejamento:

Quando realizar? Início das aulas.
Como organizar o grupo? Sentados em duplas.
Quais materiais serão necessários? Lápis, borracha, apontador, tesoura, barbante (ou fita crepe), papel de rascunho e modelo de crachá
Duração: 45 minutos.

Encaminhamento:

Ao planejar a atividade, lembre-se de que a produção do crachá é, na realidade, uma atividade de cópia em um contexto real e significativo.
Afinal, é importante que o nome de cada aluno seja registrado de forma convencional para que possa ser lido por todos. A intenção é que a turma copie seu nome, utilizando como fonte o cartaz da classe ou um cartão feito por você com o nome de cada um deles. Este cartão (ou pedacinho de papel) poderá ser manuscrito ou feito no computador, sempre em letra de forma maiúscula. Deverá conter apenas o nome do aluno, mas, caso existam dois alunos com o mesmo nome, é preciso colocar também o segundo nome que os diferencia (por exemplo: Bruno Felix e Bruno Mendes). Garanta que os alunos saibam o que está escrito no cartão, lendo para eles no momento de entregá-lo. Leve o crachá já recortados e com o barbante atado.

Fale sobre o uso do crachá

Antes de iniciar a atividade, diga aos alunos em que ocasiões eles terão de usar o crachá: nos primeiros dias de aula, para realizar passeios fora da escola, visitas às salas de outras turmas etc. Se possível leve alguns crachás para mostrar aos alunos e explicar a eles as situações nas quais os adultos os utilizam para se identificar (ao participarem de um congresso ou até mesmo no dia-a-dia de trabalho, como o caso de profissionais como médicos, recepcionistas, carteiros etc.) caso tenha utilizado um crachá, compartilhe sua experiência com os alunos (quando e por que o utilizou).

Dica! Faça um rascunho antes de confeccionar o original, para que possam antecipar o tamanho das letras e o uso do espaço.

Ao final da atividade, organize uma brincadeira com os crachás em que os alunos tenham de advinhar a escrita dos nomes dos colegas.





Clik com o mouse em cima da imagem e clik novamente com o botão direito para salvar ou imprimir.

Um comentário:

Os comentários serão publicados após moderação.
Grata.