sábado, 6 de novembro de 2010

Língua Portuguesa: Expectativas de Aprendizagem para o 3º ano do E.Fundamental

As expectativas de aprendizagem para o ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental orientam-se em torno dos usos da linguagem oral – fala e escuta; da linguagem escrita – leitura e produção escrita de textos; e, ainda, em torno a análise e reflexão sobre a língua e a linguagem, em que se abordam, prioritariamente, os spectos envolvidos na linguagem que se usa para escrever; e os envolvidos no uso dos padrões da escrita.
  
AO FINAL DO 3º ANO DO CICLO I- ESPERA-SE QUE OS ALUNOS SEJAM CAPAZES DE:
 
NA LEITURA

Esferas jornalísticas e cotidiana – carta de leitor
Propostas relacionadas neste material – Seqüência de Cartas de Leitor; Atividade permanente Leitura de revistas RECREIO e CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.


  • Relacionar a carta à situação comunicativa e aos suportes em que circulam originalmente, observando as relações entre a carta e outras matérias jornalísticas.
  • Estabelecer conexões entre os textos e os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
  • Explicitar o assunto dos textos.
  •  Inferir os sentidos dos textos, por meio da análise de palavras ou expressões que constituem os textos e de outras informações do contexto de produção e circulação do texto (interlocutores, finalidades...).
  •  Recuperar informações explícitas.
     
    Esferas jornalística e escolar – reportagens e textos de divulgação científica – expositivos

    Proposta relacionada neste material – Projetos “Meios de Comunicação” e “Produção e Destino do lixo” – Ler para Estudar; Atividades permanentes: Roda de Jornal, Leitura das revistas RECREIO e CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.

    •  Relacionar os textos às situações comunicativas e ao suportes em que circulam originalmente.
    •  Estabelecer conexões entre os textos e os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
    •  Explicitar o assunto dos textos.
    •  Inferir os sentidos dos textos, por meio da análise de palavras ou expressões que constituem os textos, e de outras informações do contexto de produção e circulação do texto (interlocutores, finalidades...).
    • Correlacionar causa e efeito, problema e solução, fato e opinião.

    Esfera Literária / Verso e Prosa – FÁBULAS

    Proposta relacionada neste material: Um projeto com fábulas


    Relacionar as fábulas às situações comunicativas e ao suporte em que circulam originalmente.
    • Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
    •  Estabelecer a relação entre o título e o corpo do texto ou entre as imagens (fotos, ilustrações) e o corpo do texto.
    •  Inferir os sentidos dos textos para a leitura, por meio da análise de palavras ou expressões que constituem os textos e de outras informações do contexto de produção e circulação do texto (interlocutores, finalidades...).
    •  Recuperar informações explícitas. 
    •  Estabelecer relação entre a moral e o tema da fábula.

    PRODUÇÃO ESCRITA DE TEXTOS

    Esfera jornalística – carta de leitor

    Propostas relacionadas neste material – Seqüência de Cartas de Leitor; Atividade permanente Leitura de revistas RECREIO e CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS – Seção cartas 

    •  Produzir carta ou e-mail, levando em conta o gênero e seu contexto de produção e circulação.

    • Revisar e editar o texto considerando as características do gênero e da situação de produção...
     
    Esferas escolar e cotidiana – textos divulgação científica- expositivos

    Proposta relacionada neste material – Projetos “Meios de Comunicação” e “Produção e Destino do Lixo” – Ler para Estudar; Atividades permanentes: Roda de Jornal, Leitura das revistas RECREIO e CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.

    •  Produzir resumos a partir de textos lidos.
    •  Produzir textos expositivos com a finalidade de conscientizar sobre a Produção e o Destino do Lixo – folhetos;
    • Revisar os textos produzidos durante o processo de produção escrita e ao final dele.
     
    Esfera Literária / Verso e Prosa – Fábula

     Proposta relacionada neste material como sugestão: Projeto Fábulas
    •  Reescrever fábulas levando em conta as características do gênero e seu contexto de produção.
    •  Revisar e editar o texto considerando as características do gênero e da situação de produção.

    ESCUTA / PRODUÇÃO ORAL
     
    Esferas jornalística e cotidiana – carta de leitor

    Propostas relacionadas neste material – Seqüência de Cartas de Leitor; Atividade permanente Leitura de revistas RECREIO e CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.

    •  Participar de situações de intercâmbio oral, formulando perguntas ou estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
    • Emitir opinião sobre as reportagens e cartas lidas.

    Esferas escolar e jornalística – de divulgação científica / expositivos

    Proposta relacionada neste material – Projetos “Meios de Comunicação” e “Produção e Destino do Lixo” – Ler para Estudar; Atividades permanentes: Roda de Jornal, Leitura das revistas RECREIO e CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.

    •  Participar de situações de intercâmbio oral, formulando perguntas ou estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
    •  Expor o resultado da pesquisa realizada sobre meios de comunicação, a partir de apoio escrito e/ou com uso de recursos audiovisuais.

    Esfera Literária / Prosa – Fábula

    Proposta relacionada neste material: Projeto  Confabulando  fábulas

    • Ouvir com atenção as fábulas lidas ou contadas, estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
    • Recontar fábulas, apropriando-se das características do texto-fonte.
    • Realizar leitura dramática de fábula.

    ANÁLISE E  REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA E LINGUAGEM

    Esferas jornalística e cotidiana – carta de leitor

    Propostas relacionadas neste material – Seqüência de Cartas de Leitor; Atividade permanente Leitura de revistas RECREIO e CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.

    •  Identificar, com auxílio do professor, possíveis elementos da organização interna da  de leitor: destinatário, corpo do texto, despedida.


    •  Reconhecer e utilizar a linguagem adequada à finalidade e ao interlocutor


    Esferas escolar e jornalística – textos de divulgação científica / expositivos


    Propostas relacionadas neste material – Atividades permanentes: Roda de Jornal, Leitura de revistas RECREIO e CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.


    •  Analisar as características lingüísticas e discursivas que contribuem para a construção dos sentidos dos textos que serão lidos e produzidos no projeto Meios de Comunicação e na Seqüência Didática Produção e Destino do Lixo.


    Esfera Literária / Prosa – Fábula


    Proposta relacionada neste material: Projeto Confabulando com Fábulas


    •  Identificar as características dos diferentes estilos de escrita, das diferentes formas de organização do texto e do conteúdo próprios das fábulas.
    • Identificar recursos usados na apresentação das personagens e das ações do enredo.


    PADRÕES DE ESCRITA


    •  Pontuar corretamente final de frases, usando inicial maiúscula.
    • Segmentar corretamente a palavra na passagem de uma linha para outra.
    •  Pontuar corretamente final de frases, usando inicial maiúscula.
    •  Segmentar o texto em frases e parágrafos em função das restrições impostas pelos gêneros.
    •  Pontuar corretamente os elementos de uma enumeração.
    •  Pontuar corretamente passagens de discurso direto em função das restrições impostas pelos gêneros.
    • Reduzir os erros relacionados à transcrição da fala.
    • Representar marcas da nasalidade de forma convencional.
    • Respeitar regularidades contextuais.
    •  Respeitar as regularidades morfológicas
    •  Escrever corretamente palavras de uso freqüente 
    •  Acentuar palavras de uso comum
    • Aplicar regra geral de concordância verbal
    •  Formatar graficamente o texto.


    Fonte: Guia de Planejamento e orientações didáticas 3º ano parte 1




















    Nenhum comentário:

    Postar um comentário