quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Alfabeto : Como ensinar?

Conhecendo o Alfabeto                 

Conhecer os nomes das letras é fundamental para os alunos que estão se alfabetizando, pois em alguns casos eles fornecem pistas sobre um dos sons que eles podem representar na escrita. Além disso, os alunos têm de conhecer a forma gráfica das letras e a ordem alfabética. Essa aprendizagem, porém, pode ocorrer de forma lúdica e divertida por meio de jogos, parlendas e advinhas.


O quê  fazer para que as crianças aprendam o alfabeto?

  • Afixar as letras do alfabeto junto com os alunos, transformando esse momento de organização do espaço da sala de aula também em um momento de aprendizagem

  • Fazer uma ficha com o alfabeto completo em letra bastão para que os alunos a colem em seu caderno.

  • Fazer um marcador de livro ou ficha avulsa com o alfabeto completo para que possam consultá-lo sempre que precisarem.

  • Organizar atividades de completar as letras do alfabeto: Exemplos de atividades:
  1. Cubra algumas das letras do alfabeto exposto na sala com papel e pergunte qual letra está faltando?
  2. Faça uma tabela com a sequência do alfabeto incompleta (produzida no computador ou mimeografada)

  • Propor que os alunos analisem quais letras compõe seu nome, os nomes dos colegas e o seu.
  1. Comece escrevendo o seu nome na lousa, e junto com a turma, analise as letras que o compõe. Mostre quais são as letras destacando aquelas que aparecem mais de uma vez.
  2. Em duplas, os alunos analisaram quais letras fazem parte do próprio nome, utilizando como suporte o crachá.

  • Ensinar os alunos a "cantarolar" o alfabeto, de modo que memorizem a sequência das letras, ainda que não conheçam sua forma gráfica.

  • Recitar parlendas que envolvem o alfabeto é uma ótima estratégia.

Leitura com o professor: Uma Parlenda para recitar o alfabeto:


S U C O  G E L A D O

C A B E L O  A R R E P I A D O

Q U A L  É  A  L E T R A

D O  S E U  N A M O R A D O?


A  B  C  D  E  F  G  H

 I  J  K  L  M  N  O  P  Q

 R  S  T  U  V  W  X  Y  Z

OU

S U C O   G E L A D O

P E R U C A   A R R E P I A D A

Q U A L  É   O  N O M E

DA   S U A   N A MO R A D A?



Planejamento:

Organização: Os alunos poderão estar reunidos em círculo;
Materiais: A letra da parlenda e corda para brincar;
Duração: de 20 a 30 minutos;

Encaminhamento:

Escreva  o texto na lousa, como suporte para a leitura coletiva;
Recite em voz alta para que todos aprendam

  • Com corda: A criança pula com todos cantando a parlenda  e na letra que ela errar, ela tem que falar o nome do namorado que comece com aquela letra.

  • Sem corda: Separe um objeto, uma bola (pode ser de papel, jornal)
Peça pra que todos comecem a cantar a parlenda e passem o objeto um para o outro.
Quando estiverem recitando o alfabeto, você fala "pára" em uma das letras e o aluno que estiver com o objeto, deverá dizer o nome com a letra que parou.
Escreva os nomes que eles falarem na lousa.
Comentem também que as letras do alfabeto na parlenda estão em ordem alfabética.
Pergunte com qual letra começa o nome (X) e com qual letra termina.
Coloque os nomes que eles falaram na ordem alfabética (na lousa).
Distribua as cópias das parlendas, para que eles colem no caderno.


Sugestão de mais atividades:

  • Recite o alfabeto todos os dias para que memorizem a ordem alfabética;
  • Utilize a ordem alfabética para sortear os ajudantes do dia: Peça-lhes que recitem em voz baixa o alfabeto, quando você falar "pára", eles dizem a letra em qual estavam; Produzir uma  agenda de aniversários em ordem alfabética; Recite outras parlendas que também recitem o alfabeto: "COM QUEM VOCÊ / DESEJA SE CASAR / LOIRO/ MORENO / SOLDADO / CAPITÃO? / QUAL É A LETRA DO SEU CORAÇÃO / A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z;"

Um comentário:

  1. Essa atividade envolvendo parlendas é ótima, fiz uma vez e os alunos gostaram bastante. Obrigada.

    ResponderExcluir

Os comentários serão publicados após moderação.
Grata.