sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Matemática: Expectativas de Aprendizagem para o 3º ano do Ensino Fundamental




NÚMEROS


  • Reconhecer e utilizar números naturais no contexto diário.

  • Compreender e utilizar as regras do sistema de numeração decimal, para leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de qualquer ordem de grandeza.

  •  Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número natural dado.

  • Resolver situações-problema em que é necessário fazer estimativas ou arredondamentos de números naturais (cálculos aproximados).

  • Reconhecer e utilizar números racionais no contexto diário.

  • Explorar diferentes significados das frações em situações-problema (parte-todo e quociente).

  • Ler e escrever números racionais, de uso freqüente no cotidiano, representados na forma decimal ou na forma fracionária.

  • Comparar e ordenar números racionais de uso freqüente, na representação decimal.

  • Observar as regras do sistema de numeração decimal para compreensão, leitura e representação dos números racionais na forma decimal.

OPERAÇÕES

  •  Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações com números naturais.

  • Determinar o resultado da multiplicação de números de 0 a 9 por 6, 7, 8 e 9, em situações-problema e identificar regularidades que permitam sua memorização.

  • Identificar e utilizar regularidades para multiplicar ou dividir um número por 10, por 100 e por 1000.

  • Construir fatos básicos da divisão a partir de situações-problema, para constituição de um repertório a ser utilizado no cálculo.

  • Utilizar a decomposição das escritas numéricas e a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, para a realização de cálculos que envolvem a multiplicação e a divisão.

  • Calcular o resultado de operações de números naturais por meio de estratégias pessoais e pelo uso de técnicas operatórias convencionais.

  •  Utilizar estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental e da calculadora.


TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

  •  Ler e interpretar dados apresentados de forma organizada em tabelas e gráficos.

  •  Resolver problemas com dados apresentados de maneira organizada por meio de tabelas simples e gráficos de colunas.

  •  Descrever, por escrito, situações apresentadas por meio de tabelas e gráficos.

  •  Interpretar dados apresentados por meio de tabelas simples e de dupla entrada.

  •  Descrever, por escrito, situações apresentadas por meio de tabelas e gráficos.

ESPAÇO E FORMA

  •  Identificar a posição de uma pessoa ou objeto num desenho apresentado em malha  quadriculada.

  •  Identificar a movimentação de uma pessoa ou objeto num desenho apresentado em malha quadriculada

  •  Reconhecer semelhanças e diferenças entre esferas, cilindros e cones e entre cubos, paralelepípedos, prismas de base triangular e pirâmides.

  •  Reconhecer planificações (moldes) de figuras tridimensionais, como cubo, paralelepípedo, pirâmide, cone e cilindro.

  •  Identificar triângulos, quadrados, retângulos, pentágonos e círculos, nas faces planas de uma figura tridimensional.

GRANDEZAS E MEDIDAS

  •  Reconhecer unidades usuais de medida como metro, centímetro, quilômetro, grama, miligrama, quilograma, litro, mililitro.

  •  Resolver situações problema que envolvam o significado de unidades de medida de comprimento como metro, centímetro e quilômetro.

  •  Resolver situações problema que envolvam o significado de unidades de medida de massa como o grama, o miligrama e o quilograma.

  •  Resolver situações problema que envolvam o significado de unidades de medida de capacidade como litro e mililitro.

  •  Utilizar, em situações problema, unidades usuais de temperatura.

  •  Utilizar medidas de tempo em realização de conversões simples, entre dias e semanas, horas e dias, semanas e meses.

  •  Utilizar o sistema monetário brasileiro em situações-problema.


  •  Resolver situações problema que envolvam o estabelecimento de relações entre lgumas unidades de medida, como: metro e quilômetro, metro e centímetro, grama e quilograma, grama e miligrama, litro e mililitro.

  •  Compreender o perímetro como a medida do contorno de uma figura plana.

  •  Calcular perímetro de figuras desenhadas em malhas quadriculadas














































































Nenhum comentário:

Postar um comentário