quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Leitura - O quê ? Para quê ? E como ?

Leitura Feita pelo Professor


Desde o início das aulas é importante que você institua uma atividade permanente: a leitura de textos literários para os alunos. Nessa atividade, você lerá para os alunos mesmos quando eles já souberem ler.

Para formar leitores: Para aprender a ler e a gostar de ler, é fundamental que as experiências dos alunos com os livros e com a leitura sejam bem planejados desde o início.
Selecionar livros interessantes, clássicos e ler para eles bons textos é um fator determinante nessa empreitada.

Os textos que os alunos não conseguem ler sozinhos podem ser um critério proveitoso na seleção de leitura que você fará. É como pensar: "Quais livros que, se eu não ler para esses meninos, eles dificilmente terão conhecimento de sua existência? Qual autor de minha preferência eu gostaria de compartilhar com eles?"

Ler histórias com textos bem elaborados e belas ilustrações, autores nacionais e estrangeiros, obras de um mesmo autor e/ou que fazem parte de uma mesma coleção pode ser outro excelente critério de escolha tanto para você quanto para eles, como para indicar-lhes livros. A intenção é que eles comecem a conhecer os livros também por seus autores e pelas coleções de que fazem parte, para assim, ampliarem suas referências literárias.
Além desses, outro critério se faz fundamental: histórias que, depois da apresentação e da leitura feita por você, eles possam ler autonomamente, ainda que não seja de forma convencional. Os livros indicados aqui são aqueles de enredo interessante, que brincam com as palavras, que repetem trechos e por isso possibilitam aos alunos retomar seu conteúdo, antecipar partes importantes e ler para si ou recontar para os colegas e enredo da história. Essa estratégia permite que os alunos ganhem confiança para se aventurarem sozinhos e dai avançarem em seus conhecimentos sobre a linguagem escrita. 

Para que ler? Ler enquanto aguarda, ler para distrair-se, ler para conhecer, ler para o colega, ler para explorar o acervo podem ser ótimas situações didáticas de leitura autônoma pelo aluno.

Na organização do Planejamento

Antes de iniciar a história:
  • Leia o livro antes
  • Informe os alunos sobre o texto que será lido;
  • Informe o autor/ilustrador (selecione o que pretende destacar)
  • Antececipe parte da trama (seus personagens, o local onde se passa)
Objetivo: Ajuda os alunos a se interessar pela leitura e fornece elementos para que eles possam antecipar o conteúdo e se situar durante a leitura.
                                                      

Durante a História:

  • Organize seus alunos ( sentados na carteira, no chão, em roda, com os olhos fechados para imaginarem a história, com luzes apagadas, fora da sala em local agradável, pátio etc.
  • Faça comentários sobre a trama e seus personagens e convide os alunos a falar também. ( Caso haja dispersão, leia o texto novamente no mesmo dia ou em outra ocasião).
  • Comente passagens que lembrem outras histórias/personagens, acontecimentos recentes da sua vida, do dia - a - dia ou despertem fortes sentimentos como: medo, alegria, tristeza...
  • Mostre as ilustrações e relacione-as com o texto.
Ao final:

  • Compartilhe com o grupo por que você gostou da história, pergunte  do que eles mais gostaram, releia alguns trechos, compare com outras histórias já lidas ou já conhecidas, retome as ilustrações.
  • Convide-os para folhear o livro mais de perto, com as próprias mãos.


Fonte: Guia de planejamento e Orientações Didáticas - professor alfabetizador - 2º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após moderação.
Grata.