segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ortografia - 3º ano E.F.

Sequência didática de ortografia

 

Atividades que favorecem a reflexão sobre a língua escrita.

Neste ano do ciclo é importante que os alunos que já compreenderam a característica básica do sistema de escrita, ou seja, escrevem alfabeticamente, reconheçam que a ortografia é uma convenção (Morais, 1999) que deve ser respeitada, pois unifica a escrita das palavras. É necessário, portanto, que eles reconheçam a ortografia como um recurso que facilita a atribuição de sentido aos textos, ampliando a capacidade escritora.



Conforme Morais (1999:19), a ortografia funciona como um recurso capaz de “cristalizar”, na escrita, diferentes maneiras de falar dos usuários de uma mesma língua.  
Nesse sentido, as propostas de atividades a serem realizadas com os alunos do terceiro ano devem levá-los a reconhecer a necessidade de escrever ortograficamente palavras de uso freqüente.
Para tanto, sua atuação na realização de uma avaliação inicial de escrita, na organização dos conhecimentos e necessidades de aprendizagem do grupo e, principalmente, no acompanhamento do desempenho dos alunos ao longo do ano é fundamental. Algumas das propostas, aqui apresentadas, poderão ser adaptadas em função das necessidades de aprendizagens e dos objetivos postos para cada turma.


Orientações gerais para encaminhamento de atividades de leitura e escrita que envolvem a reflexão sobre a ortografia

Morais e Teberosky (1984) nos alertam para o fato de que os erros não são todos iguais e há a necessidade de diferenciar entre o que é produtivo do que é reprodutivo em termos de ensino e aprendizagem da ortografia. Isso significa dizer que há erros que superamos pela construção de regras (produtivo) e outros pela memorização, repetição (reprodutivo). Conforme pode ser observado no Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o professor, 2º ano, volume 2, que em relação à classificação dos erros cometidos por aprendizes da língua portuguesa, também utiliza as orientações dos autores citados: a escrita convencional pode ser estabelecida por meio de regularidades (orientam-se por regras) e irregulares (não dependem da compreensão de regras), o que equivale à nomenclatura produtivo e reprodutivo.

Aqui você irá encontrar algumas propostas para o trabalho em sala de aula.

Como saber o que trabalhar com sua turma?

Para saber qual aspecto da ortografia abordar, você deve realizar um diagnóstico com sua sala. Este diagnóstico deve ser realizado preferencialmente por meio do ditado, uma vez que nas produções escritas os alunos têm muitos problemas a resolver e não se concentram apenas nas questões relacionadas a como grafar as palavras.
Sobre os erros ortográficos produzidos pelos alunos Morais (1999:72) nos ensina que a proposta de trabalho reflexivo na construção das convenções da escrita “pressupõe necessariamente uma revisão da atitude do professor ante os erros: não mais tomálos como índices para dar notas, mas como indicadores do que é necessário ensinar.
Nesse sentido, ao nos depararmos com as produções infantis, precisamos fazer uma triagem dos erros das crianças, “limpando o joio do trigo”: identificando o que é regular, o que é irregular, que palavras são de uso freqüente e, (consequentemente, mais importantes etc.


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