quinta-feira, 21 de outubro de 2010

RESUMO: Com todas as Letras (Emilia Ferreiro)

Emila Ferreiro faz uma abordagem sobre a questão da alfabetização bastante interessante.
Para ela, as crianças são facilmente alfabetizadas e ela diz que o ideal, é aprender escrever como se aprende a falar, imitando, sendo incentivadas desde cedo, cometendo erros e assim por diante...
Nos mostra como é importante o contato com os livros, revistas, jornais, lista de compras, cartas etc... Pois, é através disso que se compreende a função, o motivo pelo qual se escreve.
Infelismente não são todas as crianças que tem acesso a esse material, o que impossibilita a compreensão do porquê precisamos aprender a escrever e a ler.

A autora, critíca severamente às práticas mecanicistas, diz criar traumas nos jovens aprendizes e prejudica as campanhas de alfabetização de adultos, pois são pouco atrativas.

Em relação a qualidade da alfabetização, não abre mão da leitura compreensiva de diversos tipos de textos, pois só assim, será possível alcançar excelentes resultados.

Descreve que, num prazo de 2 anos, as dúvidas serão relativas a sinais e ortografia.
Faz um alerta, para que se respeite as variações culturais e de pronúncias (não discriminar)

Classifica três tipos de Materiais de Alfabetização:

1- Dirigido aos professores = receita de bolo
2- Material para Ler = Essenciais
3- material para aprender a ler = Inúteis

Apoia a Capacitação dos Professores e valorização dos mesmos.

Ferreiro, descreve os Principais Problemas da Alfabetização:

Primeiramente devemos soldar os pré-requisitos ( habilidades que a criança tem ou não tem ), detectados a partir de testes de prontidão.

Salienta que a criança precisa apresentar um "processo de desiquilibração"

Alerta! Na prática escolar, maturidade tem sido desculpa para manter crianças longe da escrita, para encobrir fracassos do método tradicional. Fazendo com que psicólogos e psícopedagogos diagnostiquem disturbios inexistentes.

"O que determina o ponto de partida da aprendizagem são os conhecimentos que a criança tem antes de entrar na escola."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após moderação.
Grata.