Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa.
Em relação ao autor:
"Paulo Freire não procurou perceber os problemas educativos da sociedade, mas propôs uma prática para resolvê-los."
São esses:
Pensar para Freire é: Duvidar de suas próprias certezas, questionar suas verdades.
Ensinar para Freire é: Aceitar os riscos do desafio, do novo.
Omissão do Professor em ensinar, colocar limites, transgride a ética.
Se o professor desrespeita a curiosidade do educando, seus gosto estético, sua linguagem.
Considera a Globalização de Discurso Fatalista.
Chama a tradição de desumanizante e opressora.
A Pedagogia da autonomia veio para Libertar a todos!
Temática central do livro: Formação de Professores, inserida numa reflexão sobre a prática educativo-progressista em favor da AUTONOMIA dos alunos (pois FORMAR é muito mais do que simplesmente EDUCAR.
"Paulo Freire não procurou perceber os problemas educativos da sociedade, mas propôs uma prática para resolvê-los."
Ele considerou alguns pontos importantes, no que se refere a prática educativa com objetivo de transformar educadores e educandos, afim de que haja a possibilidade de garantir a autonomia pessoal, com propósito de se construir uma sociedade democrática.
- Rigorosidade Metódica e Pesquisa
- Ética e Estética
- Competência Profissional
- Respeito aos saberes do educando
- Reconhecimento da Identidade Cultural
- Reijar a discriminação
- Refletir de forma crítica sobre a prática
- Corporeificação
- Saber dialogar e escutar
- Querer bem os educandos
- Ter alegria e esperança
- Liberdade e autoridade
- Curiosidade
- Consciência do inacabado...
Como podemos verificar acima, a sua pedagogia é fundada na ética, no respeito à dignidade e à própria autonomia do educando. Considerando a ética ser essencial para o trabalho docente. No qual ele chama de " Ética Universal do Ser Humano"
O autor ainda nos mostra que o ensino não depende exclusivamente do professor, assim como aprendizagem não depende exclusivamente do aluno, mas sim de uma troca de informações, onde um aprende com o outro.
Ele defende: Um rigor metódico e Intelectual para o Educador, que deverá ser: Pesquisador, Sujeito curioso, busca o saber e o assimila de forma crítica, não ingênua, mas sim com questionamentos.
Ensinar para Freire é: Aceitar os riscos do desafio, do novo.
Educar para Freire : Não é transferência de conhecimentos, mas sim, construir, libertar o ser humano das cadeias do determinismo neoliberal.
Considera: Uma Pedra Fundamental a Curiosidade do Ser Humano.
Em relação aos educandos, ele orienta a seguir essa linha metodológica de estudar e entender o mundo. Relacionar conhecimentos adquiridos com a realidade da vida, sua cidade, seu meio social...
Lista Negra de Freire:Omissão do Professor em ensinar, colocar limites, transgride a ética.
Se o professor desrespeita a curiosidade do educando, seus gosto estético, sua linguagem.
Considera a Globalização de Discurso Fatalista.
Chama a tradição de desumanizante e opressora.
A Pedagogia da autonomia veio para Libertar a todos!
" É com a mais brilhante vocação que o autor mostra em simples palavras que ensinar é todo um processo de troca entre aluno e professor, onde ambos aprendem adquirem e sanam dúvidas, ambos crescem como seres humanos."
PARABÉNS PELO ÓTIMO RESUMO!
ResponderExcluir