O que um aluno deverá aprender na 1ª série (2ºano) em relação a alfabetização.
Segundo as orientações do Guia de Planejamneto do Projeto Ler e Escrever, a rotina de aula do professor alfabetizador, deverá estar focada em três ações:
Comunicação Oral - Práticas de Leitura - Práticas de Produção Texto
Aqui Vamos tratar sobre a questão da comunicação oral, no qual o professor deverá criar situações de INTERCÂMBIO ORAL, ou seja ouvindo com a tenção e formulando perguntas sobre um tema tratado. Onde o aluno deverá saber planejar sua fala, adequando-a a diferentes interlocutores em situações comunicativas do cotidiano.
Essa prática poderá estar inserida em dois tipos de procedimentos:
Situações Informais de conversação: Bater papo sobre algum assunto, emitindo opiniões, idéias...
Situações Formais de conversação: Onde sempre haverá uma fonte escrita,ou seja, um texto, um poema a ser recitado, recontar um conto, ou até mesmo comunicar as idéias de um texto informativo.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais - Documento de Lingua Portuguesa, o trabalho sistemático com a linguagem oral visa à ampliação das possibilidades de inserção e participação social do aluno por meio do desenvolvimento de capacidades relacionadas ao uso e adequação da fala a diferentes situações comunicativas, tais como:
- trocar idéias e opiniões
- fazer uma pergunta relacionada ao tema da conversa
- relatar um episódio do cotidiano
- pedir uma informação
- transmitir um recado
- narrar uma história conhecida
- falar de um assunto estudado
- cantar uma canção ou recitar um poema
Exemplos de algumas atividades:
Faça uma roda de conversa em que
os alunos se sintam á vontade.
Peça para que recontem uma história conhecida ou pessoal, pode ser filmes etc.
Exponha objetos, materiais de pesquisa e peça para façam perguntas, exponham suas idéias...
Lembre-se! - A oportunidade de usar a fala em situações significativas e próximas as práticas sociais reais permite ao aluno, ao longo da escolaridade, desenvolver as competências necessárias para decidir, o que falar, como falar e a maneira mais adequada de se expressar, bem como adequar a fala às circunstâncias em que ocorre a comunicação, à intenção comunicativa e ao interlocutor.
Assim os recitais de poemas e de parlendas, a cantoria de canções conhecidas e as situações de seminários e palestras são ótimas oportunidades para o trabalho com a língua oral.
"A Comunicação Oral é importante, para que os alunos possam aprender as diferenças entre narrar uma história, recitar uma parlenda ou expor um texto informativo."
Permite também a apropriação das formas de se expressar ( postura, impostação de voz etc.)
"Para saber sobre prática de leitura e produção do texto, volte ao índice"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão publicados após moderação.
Grata.