Em sua introdução, as autoras enfatizam
a importância de se lutar por uma educação infantil de qualidade e humanizadora.
Ressalta a defesa da indissociabilidade entre
o cuidar e o educar que deve caracterizar
as ações escolares voltadas para este nível de ensino.
Tendo essa premissa as autoras propõe
discutir aspectos que julgam ser essenciais e que devem ser considerados e
revistos para que as ações educativas na educação infantil, sejam sistematizadas e garantam, um processo
emancipatório para as crianças.
Abordando alguns aspectos das
ações escolares entre crianças de 0 à 5
anos de idade como:
ü A
rotina do cotidiano das práticas educativas
ü A
organização dos espaços
ü A
presença do brincar como eixo do trabalho educativo-pedagógico
As autoras falam da importância
deste trabalho estar orientado por PROJETOS, pois eles interferem positivamente
sobre o desenvolvimento infantil.
Buscando discursar a respeito do
tema o texto foi estruturado em quatro partes: a rotina, o espaço físico, a
importância do brincar e o trabalho com projetos.
ROTINA – deve ser modificada e revista constantemente para tomar as
ações cotidianas, ou seja, pensar numa
organização da rotina que contemple este
objetivo significa pensar em estratégias diferenciadas para se planejar o
momento de recepção e de saída das
crianças, os diversos momentos de refeição e higiene pessoal, a organização dos
espaços físicos, os momentos de parque e de sono, assim como em todas as outras
atividades que de uma forma ou de outra acabam se sedimentando na educação
infantil, prevalecendo a ideia de que é natural ocorrerem da mesma forma
sempre.
Significa que, devemos
possibilitar novas situações que desestabilizem as crianças, levando-as a
refletir sobre suas ações, de modo que a rotina proposta esteja vinculada com
todos os objetivos pedagógicos e seja constantemente avaliada e reestruturada
quando houver necessidade.
A rotina deve ser propiciadora de
ações que permitam às crianças serem ativas e questionadoras diante de
diferentes práticas propostas pela instituição escolar a fim de desenvolver
variadas habilidades.
Deverá ser desafiadora, contudo
ela representa também uma segurança em
termos de acontecimentos. A previsibilidade tranquiliza os pequenos ao mesmo
tempo em que os encaminha para as atividades cotidianas. Isto não quer dizer
que tudo deva acontecer da mesma forma todos os dias ou na mesma sequência, e
sim, que uma certa organização para s
práticas permite um melhor aproveitamento das atividades propostas.
ESPAÇO FÍSICO – Pensar nos espaço para crianças de 0 a 5 anos é
preciso levar em conta toda a gama de necessidades e peculiaridades que envolvam o trabalho com crianças
pequenas. Neste sentido, ele deve ser acolhedor, desafiador, criativo, instigante
e, ao mesmo tempo, seguro.
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR - A
relação entre o brincar e desenvolvimento infantil, dada sua importância, já
foi amplamente indicada e discutida por uma série de teóricos, tanto da área da
psicologia como da pedagogia.
Pelo brincar, nos primeiros anos
de vida, a criança estabelece relações com o mundo e com as pessoas que a
cercam. Ao brincar, tem a possibilidade de representar o mundo real e se
apropriar dele, interagindo com outras crianças e adultos, construindo
hipóteses, respeitando regras e, dessa forma, construindo-se enquanto sujeito.
Há de se considerar que as crianças de diferentes classes sociais estabelecem
relações diferenciadas com o brincar, ou seja, as brincadeiras variam de acordo
com a classe social, o contexto, a cultura, os objetos e os espaços
disponíveis.
Na instituição de educação infantil torna-se
necessário que os espaços e as atividades estejam direcionados para a valorização
do brincar, pois quanto mais ricas forem as experiências oferecidas mais
interessante e enriquecido será o brincar. (CARNEIRO, 2010).
Ao exercitar a criatividade, a
imaginação e promover a socialização, as brincadeiras são um excelente recurso
de aprendizagem e desenvolvimento e devem fazer parte da rotina nas atividades
da educação infantil. Para tanto é
importante que os profissionais que trabalham com as crianças ofereçam um
ambiente rico em estímulos e também desafiem as crianças com atividades que
envolvam o brincar.
O TRABALHO COM PROJETOS
Reconhecido como um modo de
organizar as práticas representa uma ação intencional, planejada e com alto
valor educativo. Neste sentido, os projetos envolvem estudo, pesquisa, busca de
informações, exercício de crítica, dúvida, argumentação, reflexão coletiva,
devendo ser elaborados e executados com as crianças e não para as crianças.
Barbosa e Horn (2008) indicam
algumas dimensões que fazem parte do trabalho com projetos: aqueles organizados
pela escola para serem realizados com as famílias, as crianças e os professores;
o Projeto Político Pedagógico da escola; aqueles organizados pelos professores
para serem trabalhados com as crianças e as famílias e, principalmente aqueles
propostos pelas próprias crianças.
Neste sentido é importante estar
atento para as necessidades e interesses do grupo e assim, propor temas e
pesquisas que envolvam o interesse das crianças e com isso motivem nas a
participar ativamente das atividades. O professor pode, ele mesmo, a partir de
uma necessidade identificada no grupo com o qual trabalha, apresentar um
projeto a ser trabalhado e explorado pelo grupo. Além disso, os professores
precisam também levar em conta os interesses declarados pelo grupo, as dúvidas
apontadas sobre determinado assunto, os questionamentos, o que indica o nível
de curiosidade das crianças e assim o tema que pode ser trabalhado em um
projeto.
Os projetos não tem uma
durabilidade fixa, podendo durar dias, meses ou até um ano. Tudo vai depender
do plano de trabalho organizado, o que poderá demandar mais ou menos tempo de
envolvimento do grupo.
De acordo com Barbosa e Horn
(2008) são três os momentos decisivos na elaboração e concretização de um
projeto pedagógico na educação infantil, sempre a partir de um trabalho
conjunto dos professores com as crianças. Inicialmente a definição do problema,
seja a partir de uma fato inusitado e instigante, de um relato de um colega ou
de uma curiosidade manifestada por uma criança ou pelo grupo de crianças.
Definindo-se o problema parte-se para o segundo passo, que envolve o
planejamento do trabalho e a concretização do projeto. Neste momento acontece o
levantamento de propostas de trabalho – indicadas pelas crianças e também
propostas pelo professor e a divisão de tarefas – O que precisa ser feito? Como
o trabalho pode ser desenvolvido? Como obter o material necessário? Feito isso
se inicia a coleta, organização e registro das informações. Professores e
crianças buscam informações em diferentes fontes previamente definidas e
acordadas: conversas, entrevistas, passeios, visitas, observações, exploração
de materiais, experiências concretas, pesquisas bibliográficas, uso dos
diferentes espaços da instituição. Como último passo, no trabalho com projetos,
de acordo com as autoras, tem-se a avaliação e a comunicação, que envolvem a
sistematização e a reflexão sobre as informações coletadas e produzidas como
também a documentação e exposição dos “achados”.
A partir deste percurso
percebemos o quanto é importante trabalhar com projetos na educação infantil,
uma vez que ao desenvolvê-los professores e crianças encontram-se envolvidos
pela temática e podem aprender muito com o encaminhamento das atividades e sua
consecução.
Assim é necessário que se planeje previamente as
atividades que serão desenvolvidas, para que não se perca de vista os objetivos
a serem alcançados, de modo que a prática pedagógica tenha sequencia e permita
que a criança atinja determinadas metas e, então desenvolva mais habilidades
linguísticas, motoras e emocionais.
Segundo Oliveira (2005, p.236):
“Na verdade, a elaboração de uma
sequencia de atividades relativas a um eixo temático que se projeta no tempo e
constitui o mote principal da ação permite à criança integrar sua experiência
com diferentes propostas. Isso pode ser feito, por representar um objeto
associado a uma história lida pelo professor com um conjunto de peças para
serem encaixadas, desenhar depois o que foi representado e, finalmente, contar
e “escrever” uma história com base na representação do desenho.”
Desse modo, praticar a elaboração
de projetos é um modo de se garantir a participação dos alunos, uma vez que o
projeto parte sempre de uma problemática surgida no contexto escolar e/ou
social.
(Texto adaptado de LIRA,
A.C.M.;SAITO,H.T.I)
Parabéns Luciana pela ajuda nesse momento. Um abraço!
ResponderExcluirlindo lindo parabéns
ResponderExcluirAchei muito valido a sua ajuda,obrigada
ResponderExcluirParabéns.
ResponderExcluirBom poder contribuir com vcs meninas!
ResponderExcluirGrata.
Contribuiu muito para meus estudos, já que o concurso que irei prestar está próximo.
ResponderExcluirObrigada!
Obrigada por esse texto.. Beijos
ResponderExcluirObrigada, era realmente o que precisava!
ResponderExcluirmuito bom o resumo!Obrigada
ResponderExcluirUsarei muito esse matérias. Obrigado.
ResponderExcluirmeu maior sonho é um dia ser professora de educação infantil,estou no 5º semestre do curso de pedagogia,porem encontro muitas dificuldades...
ResponderExcluirMeu maio sonho é um dia mi tornar professora de educação infantil,estou no 5º semestre do curso de pedagogia,porem tenho encontrado muitas dificuldades.....
ResponderExcluirObrigada o seu texto me ajudou a estudar para o concurso Deus abençoe bjs.
ResponderExcluirseria válido informar as referências ao final do texto, seguindo as normas. No mais, bom texto
ResponderExcluirExcelente! Me ajudou muito, obrigada!
ResponderExcluirO resumo q eu precisava, saiba q vc me ajudou a estudar p o Concurso da PMA.
ResponderExcluirQue Deus te ilumine e abençoe sempre. Obrigada. bjs...
Parabéns pela resenha, o que seria de nós concurseiras sem esses resumos? Foi de grande valia. Um abraço.
ResponderExcluirTexto maravilhoso! Amei!
ResponderExcluirobrigada!! Você é nota 1000
ResponderExcluirÓtimo o resumo, bem explicado. Parabéns!
ResponderExcluirOla!adorei,acredito que sempre estaremos aprendendo com textos inovador como este.obrigada que Deus te ilumine
ResponderExcluirótimas teorias educativas a serem exploradas com as crianças.
ResponderExcluirExcelente!
ResponderExcluirObrigada pelo resumo que foi elaborado com muita clareza. Sou professora recém formada em educação infantil e brevemente irei prestar concurso para a cidade de Osasco. Obrigada
ResponderExcluirexcelente projeto, queremos muito aplicar um assim na escola particular zona norte, demais a ideia que tiveram, parabens pelo empenho de vocês!
ResponderExcluiramei o post, vou indicar os meus colegas de equipe no colegio zona norte sp
ResponderExcluirGratidão por compartilhar seu conhecimento.
ResponderExcluirMuito bem explicado👏👏
ResponderExcluirObg!!!!
Muito agregador. Obrigada!
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