terça-feira, 22 de setembro de 2015

Resumo: Desenvolvimento e Aprendizagem na Escola - Por: Elvira Souza Lima

Aspectos culturais, neurológicos e psicológicos.


Elvira Lima em sua introdução, relata sobre as diversas naturezas de aprendizagem do ser humano em sua vida, em função da sobrevivência, o que inclui o desenvolvimento biológico e suas conquistas culturais.
Nos primeiros anos de vida, pode-se dizer que as realizações são de ordem biológica
 (movimento e percepção)- e outras dizem respeito ao desenvolvimento dos sistemas simbólicos ( linguagem ) - o de maior relevância.
A aprendizagem dos símbolos provoca modificações estruturais importantes no funcionamento psíquico, possibilitando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
Os sistemas simbólicos e expressivos são a base das aprendizagens posteriores

Todo sistema corresponde a um substrato orgânico: o desenvolvimento de representações, a formação e o uso de símbolos tem uma base orgânica para sua realização, mas a efetivação do sistema é função da vida social e da cultura, ou seja: a prática, maneiras de se usar e compreender.
Ex: se eu crescer nos EUA minha linguagem será outra.

O desenvolvimento do ser humano é resultado de sua interação com o meio. Sendo dotado de um sistema nervoso de grande plasticidade, tem vários caminhos de desenvolvimento.
A direção que tomará é função do meio em que nasce, das práticas culturais, das instituições de que participa e das possibilidades de acesso a informações existentes em seu contexto.
Essas colocações iniciais tem duas implicações importantes para a educação na escola:
 - A experiência escolar insere-se em um processo contínuo de desenvolvimento do sujeito que iniciou antes de sua entrada na escola.
Todas as experiências vividas na escola ganharão significado quando articuladas ao processo global de desenvolvimento do indivíduo.

A escola não é um espaço independente de socialização e aprendizagem, mas que vem se somar aos outros nos quais o ser humano transita.
Já existe certas formas e marcas de atividades que o indivíduo realiza e no uso que faz dos sistemas expressivos, como símbolos.
Esta experiência acumulada será trazida para a escola, irá influenciar a inserção do aluno no contexto escolar e terá um papel importante no processo de escolarização.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após moderação.
Grata.