domingo, 11 de dezembro de 2011

RESUMO: O QUE É LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO - M.Soares

LETRAMENTO / DEFINIÇÃO: É uma palavra recém chegada ao vocabulário da Educação e das Ciências Linguísticas. É uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita.
As palavras letramento e letrar não aparecem nos dicionários atuais, aparecendo apenas em um dicionário do século passado, sendo portanto caracterizada como antigas.
O termo atual da palavra letramento proveio da palavra LITERACY da língua inglesa, que por, sua vez, advem do Latim LITTERA que quer dizer letra.
Segundo essa perspectiva, pode-se dizer que letramento é estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ler se apropriando da leitura e da escrita.

Segundo Magda Soares, a palavra letramento talvez tenha surgido em virtude de não utilizarmos a palavra alfabetismo, enquanto seu contrário, analfabetismo, nos é familiar. Isto é, conhecemos bem e há muito tempo o estado ou condição de analfabeto, mas só recentemente o seu oposto tornou-se necessário, pois passamos a enfrentar uma nova realidade social, onde se faz necessário fazer uso do ler e escrever, saber responder às exigências de leitura e de escrita que a sociedade faz continuamente.
Para a autora, um indivíduo pode não saber ler nem escrever, isto é, ser analfabeto, mas ser de certa forma, letrado, pois utiliza a leitura e a escrita em práticas sociais.

Modifica-se a idéia de que analfabetos não praticam a leitura e a escrita, uma vez que na concepção do letramento ideológico, mesmo sem serem alfabetizados, os sujeitos podem alcançar níveis de letramento superiores as pessoas com níveis mais altos de escolarização, pois não é apenas a leitura e a escrita, tão enraizadas à escola, que desenvolvem tais níveis cognitivos.
Existem outras formas de atividades humanas que podem desenvolver o aspecto cognitivo do homem, como atividades políticas como a militância em partidos políticos, movimentos da sociedade civil, organizações e outras que podem relacionar-se a transformações cognitivas.

A partir dessas idéias expostas no primeiro capítulo de Soares, pode-se concluir que a palavra letramento surgiu devido às transformações sociais em curso e isso acarreta em novas perspectivas, em novas concepções. Assim como modificou-se o significado de alfabetizado, modificou-se a concepção de analfabeto, percebeu-se dessa forma, que o letramento ultrapassa a questão do ato de ler e escrever, diz respeito, na verdade ao uso que se faz da leitura e da escrita socialmente.

CONCEITOS

Analfabeto: é aquele que é privado do alfabeto, ou seja que não conhece o alfabeto, que não sabe ler nem escrever.

Analfabetismo: é o modo de proceder como analfabeto.

Alfabetizar: é tornar o indivíduo capaz de ler e escrever.

Alfabetização: é a ação de alfabetizar, de tornar alfabeto.


É nesse campo semântico que surge a palavra letramento. Na verdade, conhecemos a palavra letrado que significa versado em letras, erudito. Conhecemos também a palavra iletrado que significa não ter conhecimentos literários.

De acordo com os estudos da autora, pessoa letrada é aquela que aprende a ler e a escrever e que passa a fazer uso da leitura e da escrita, a envolver-se em práticas sociais, ou seja que faz uso frequente e competente da leitura e da escrita. A pessoa letrada passa a ter outra condição social e cultural, muda o seu lugar social, seu modo de viver, sua inserção na cultura e consequentemente uma forma de pensar diferente. Tornar-se letrado traz consequências linguísticas , cognitivas.

Resumindo: Letramento é o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita.
E dentro dessa condição compreende-se que não basta apenas aprender a ler e a escrever, mas, sobretudo, adquirir competência para usar a leitura e a escrita, para envolver-se com práticas sociais de escrita.
Nesse contexto, faz-se necessário alfabetizar letrando, ou seja ensinar a ler e a  escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita.




17 comentários:

  1. Esse resumo é excelente e muito valioso, obrigada..

    ResponderExcluir
  2. muito bom este resumo, busquei como referência de um TCC. Dá uma base para pesquisar na bibliografia, Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Esse resumo me ajudou muito na hora da prova! obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. É de grande valor,mais incentivo para buscarmos mais conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. É de grande valor,mais incentivo para buscarmos mais conhecimento.

    ResponderExcluir
  6. Olá Professora, falta a Referência da Obra.

    ResponderExcluir
  7. E de grande incentivo e competência este resumo,porem se faz necessário a bibliografia e as referencias. Obrigada.





    ResponderExcluir
  8. Muito rico as informações postadas mim ajudou bastante obrigada


    ResponderExcluir
  9. Muito rico as informações postadas mim ajudou bastante obrigada


    ResponderExcluir
  10. Gostei , achei diferenciado do que tinha lido antes

    ResponderExcluir
  11. Muito bom!estou precisando me aprofundar no assunto para apresentar um trabalho!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom, meu ajudou muito no meu fechamento. Muito obrigada.

    ResponderExcluir

Os comentários serão publicados após moderação.
Grata.