A METODOLOGIA SESIEDUCA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE EAD
Link inativo
(Por motivos desconhecidos o SESI não está disponibilizando o Guia Orientador no link a cima)
Guia do Educador SESI
ORIENTAÇÕES GERAIS
Referências Básicas da Metodologia desenvolvida no Programa:
ORGANIZAÇÃO DINÂMICA DOS CURSOS
O ensino fundamental se estrutura em dois seguimentos. No primeiro as quatro fases de ensino que o compõe abordam doze temas em cada das fases, totalizando quarenta e oito temas, conforme demonstrado a seguir:
(Por motivos desconhecidos o SESI não está disponibilizando o Guia Orientador no link a cima)
Guia do Educador SESI
Pensando e Recriando
Nessa seção apresentaremos informações que poderão provocar a criatividade e a reflexão, integrando os seguintes tópicos:
- Metodologia SESIeduca na Educação de Jovens e Adultos na Modalidade EAD
- Orientações Gerais
Esses tópicos têm por objetivo funcionarem como propulsores de um verdadeiro laboratório de aplicação dos conhecimentos construídos.
Vamos retomar agora os modelos de EAD , articulando-os com a metodologia SESIeduca, a partir de um contexto epistemológico interacionista -construtivista-sistêmico, cujas escolhas metodológicas, processos de mediação pedagógica, formas de acompanhamento e avaliação primam pelo diálogo interdisciplinar.
ORIENTAÇÕES GERAIS
O ponto de partida do desenvolvimento de qualquer proposta educacional, seja no ensino fundamental, seja no ensino médio, de acordo com o SESI -RJ (2001), é a caracterização da clientela. Isso envolve conhecer o aluno, suas histórias de vida, suas trajetórias pessoais, profissionais e familiares, suas alegrias e decepções com a escola e com a vida.
No desenvolver do ato educativo o educador, com habilidade, solidariedade e compromisso político, fará aflorar essas experiências, buscando articulá-las com o contexto social, econômico, cultural e político. Ainda de acordo com o SESI - RJ (2001) é importante conduzir a conversa para uma reflexão crítica, que promova a (re)visão e a (re) significação da própria experiência.
O segundo procedimento necessário se refere à organização da dinâmica das aulas, tanto no espaço virtual quanto no presencial, isso significa a efetiva elaboração do plano de estudo de forma conjunta entre professor e aluno.
O terceiro procedimento a seguir se refere à elaboração do planejamento das aulas, o qual deve explicitar como será realizado o trabalho com o aluno, de forma coerente com suas características pessoais (ver "ponto de partida" a cima). É importante que o educador tenha sempre em mente que os sujeitos do processo educacional são jovens e adultos e, portanto assim devem ser tratados, evitando infantilização do tratamento, da linguagem, das atividades propostas.
Referências Básicas da Metodologia desenvolvida no Programa:
- O ensino significativo e contextualizado
- A aprendizagem individualizada
- A aprendizagem presencial física e a distância, incluindo suas diferentes modalidades ( Blended Learning ou híbrida, autoestudo, orientada)
- A avaliação ao longo do processo
- O respeito ao ritmo individual de aprendizagem
- A autonomia do aluno no trabalho pedagógico
- A formação de turmas de diferentes níveis de escolaridade.
ORGANIZAÇÃO DINÂMICA DOS CURSOS
Ensino Fundamental
As fases do ensino fundamental equivalem às séries desse mesmo nível, sendo importante lembrar que a alfabetização não é desenvolvida na modalidade EAD.
Ainda em relação ao ensino fundamental, podem ser utilizadas outras nomenclaturas, como faculta a LDB, tais como: ciclos, etapas, períodos.
Primeiro Segmento do Ensino Fundamental
Cada fase do primeiro segmento do ensino fundamental integra doze temas divididos nas seguintes seções:
- Primeira Seção - Para começo de conversa
- Segunda Seção - Vivendo e Aprendendo
- Terceira Seção - Pensando e Recriando
- Quarta Seção - Ampliando seu Conhecimento
Estrutura metodológica do Primeiro Seguimento do Ensino Fundamental
Para começo de Conversa - parte introdutória, objetivando troca de informações, confronto de opiniões, questionamento ou reflexão a ser explorada nas diversas áreas do conhecimento.
Vivendo e Aprendendo - a unidade básica é o texto que será explorado, fornecendo referencial ao que será desenvolvido (conteúdo).
Pensando e Recriando - espaço de criatividade, reflexão, laboratório de desenvolvimento da escrita, o lúdico associado ao conhecimento e atividades de aplicação do conhecimento construído.
Ampliando o seu conhecimento - sugestão, ao final de cada módulo, para suporte aos temas abordados, sugerindo outros materiais para enriquecimento ou aprofundamento e para pesquisa.
Segundo Segmento do Ensino Fundamental
Cada fase do segundo segmento do ensino fundamental reúne sete disciplinas (português, matemática, geografia, artes, espanhol, sociologia e filosofia), em quatro fases, as quais se organizam cada uma delas em torno de doze temas, divididos nas seguintes seções:
- Primeira Seção - Iniciando o Diálogo
- Segunda Seção - leitura de Mundo
- Terceira Seção - Reconstruindo Saberes
- Quarta Seção - Outros Olhares
- Quinta Seção - Desafios da Aprendizagem
Devido ao site estar inacessível, consegui apenas um exemplo da estrutura do segmento 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão publicados após moderação.
Grata.