quarta-feira, 17 de junho de 2015

Guia do Educador SESI



A METODOLOGIA SESIEDUCA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE EAD


Link inativo

(Por motivos desconhecidos o SESI não está disponibilizando o Guia Orientador no link a cima)


Guia do Educador SESI

Pensando e Recriando

Nessa seção apresentaremos informações que poderão provocar a criatividade e a reflexão, integrando os seguintes tópicos:

  • Metodologia SESIeduca na Educação de Jovens e Adultos na Modalidade EAD
  • Orientações Gerais

Esses tópicos têm por objetivo funcionarem como propulsores de um verdadeiro laboratório de aplicação dos conhecimentos construídos.

Vamos retomar agora os modelos de EAD , articulando-os com a metodologia SESIeduca, a partir de um contexto epistemológico interacionista -construtivista-sistêmico, cujas escolhas metodológicas, processos de mediação pedagógica, formas de acompanhamento e avaliação primam pelo diálogo interdisciplinar. 



Plano de Aula SESI EAD




ORIENTAÇÕES GERAIS


O ponto de partida do desenvolvimento de qualquer proposta educacional, seja no ensino fundamental, seja no ensino médio, de acordo com o SESI -RJ (2001), é a caracterização da clientela. Isso envolve conhecer o aluno, suas histórias de vida, suas trajetórias pessoais, profissionais e familiares, suas alegrias e decepções com a escola e com a vida.
No desenvolver do ato educativo o educador, com habilidade, solidariedade e compromisso político, fará aflorar essas experiências, buscando articulá-las com o contexto social, econômico, cultural e político. Ainda de acordo com o SESI - RJ (2001) é importante conduzir a conversa para uma reflexão crítica, que promova a (re)visão e a (re) significação da própria experiência.

O segundo procedimento necessário se refere à organização da dinâmica das aulas, tanto no espaço virtual quanto no presencial, isso significa a efetiva elaboração do plano de estudo de forma conjunta entre professor e aluno.

O terceiro procedimento a seguir se refere à elaboração do planejamento das aulas, o qual deve explicitar como será realizado o trabalho com o aluno, de forma coerente com suas características pessoais (ver "ponto de partida" a cima). É importante que o educador tenha sempre em mente que os sujeitos do processo educacional são jovens e adultos e, portanto assim devem ser tratados, evitando infantilização do tratamento, da linguagem, das atividades propostas.

Referências Básicas da Metodologia desenvolvida no Programa:

  • O ensino significativo e contextualizado
  • A aprendizagem individualizada
  • A aprendizagem presencial física e a distância, incluindo suas diferentes modalidades ( Blended Learning ou híbrida, autoestudo, orientada)
  • A avaliação ao longo do processo
  • O respeito ao ritmo individual de aprendizagem
  • A autonomia do aluno no trabalho pedagógico
  • A formação de turmas de diferentes níveis de escolaridade.

ORGANIZAÇÃO DINÂMICA DOS CURSOS


Ensino Fundamental
As fases do ensino fundamental equivalem às séries desse mesmo nível, sendo importante lembrar que a alfabetização não é desenvolvida na modalidade EAD.

Ainda em relação ao ensino fundamental, podem ser utilizadas outras nomenclaturas, como faculta a LDB, tais como: ciclos, etapas, períodos.

Primeiro Segmento do Ensino Fundamental

Cada fase do primeiro segmento do ensino fundamental integra doze temas divididos nas seguintes seções:

  • Primeira Seção - Para começo de conversa
  • Segunda Seção - Vivendo e Aprendendo
  • Terceira Seção - Pensando e Recriando
  • Quarta Seção - Ampliando seu Conhecimento



Estrutura metodológica do Primeiro Seguimento do Ensino Fundamental


Para começo de Conversa  - parte introdutória, objetivando troca de informações, confronto de opiniões, questionamento ou reflexão a ser explorada nas diversas áreas do conhecimento.

Vivendo e Aprendendo - a unidade básica é o texto que será explorado, fornecendo referencial  ao que será desenvolvido (conteúdo).

Pensando e Recriando - espaço de criatividade, reflexão, laboratório de desenvolvimento da escrita, o lúdico associado ao conhecimento e atividades de aplicação do conhecimento construído.

Ampliando o seu conhecimento - sugestão, ao final de cada módulo, para suporte aos temas abordados, sugerindo outros materiais para enriquecimento ou aprofundamento e para pesquisa.


O ensino fundamental se estrutura em dois seguimentos. No primeiro as quatro fases de ensino que o compõe abordam doze temas em cada das fases, totalizando quarenta e oito temas, conforme demonstrado a seguir:






Segundo Segmento do Ensino Fundamental


Cada fase do segundo segmento do ensino fundamental reúne sete disciplinas (português, matemática, geografia, artes, espanhol, sociologia e filosofia), em quatro fases, as quais se organizam cada uma delas em torno de doze temas, divididos nas seguintes seções:

  • Primeira Seção - Iniciando o Diálogo
  • Segunda Seção - leitura de Mundo
  • Terceira Seção - Reconstruindo Saberes
  • Quarta Seção - Outros Olhares
  • Quinta Seção - Desafios da Aprendizagem


Devido ao site estar inacessível, consegui apenas um exemplo da estrutura do segmento 2 






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