sexta-feira, 29 de maio de 2015

Formatação de Trabalho Escolar e Acadêmico - Libre Office Writer

MODELO  BÁSICO DE  FORMATAÇÃO PARA  TRABALHOS ESCOLARES  E ACADÊMICOS

1ª Página - Capa

A capa é a parte de apresentação do trabalho, no qual serão inseridas as informações de apresentação.
Nome / Curso / Instituição / Tema ... 
Também poderá ter uma figura  de acordo com o objetivo do trabalho.
Abaixo temos dois exemplos:



Formatação
    
 Após inserir as informações e dados em sua capa.

Criando Estilos de Páginas

Escolha o estilo de formatação clicando no ícone como mostra a figura abaixo:


formatação de trabalho academico

 Logo se abrirá outra janela como mostra a próxima figura clique no ícone Estilos de páginas e logo após clique duas vezes em Primeira Página.


Note que no rodapé o estilo da página 1 mudou para Primeira Página conforme mostra a figura abaixo:




Inserir  uma  Quebra de Página

Para que a 1ª página se desvincule das demais faremos uma quebra de página, para isso clique em:
 > Inserir > Quebra Manual 





Selecione Quebra de Página e em seguida índice, pois a segunda página será reservada para o Sumário do trabalho.




Logo aparecerá uma linha azul, dividindo uma página da outra como mostra a figura:



2ª Página -  Sumário (índice)

Com o cursor na 2ª Página que já estará com o estilo índice, basta observar o roda pé como já foi demonstrado anteriormente, insira uma nova quebra de página, porém o estilo deverá ser Estilo padrão.

Dai em diante todas as páginas serão Estilo Padrão,  pois nela será  inserido  o Cabeçalho e o Rodapé, que não aparecerá nas páginas anteriores (capa / 1ª página ) e Sumário ( Índice ) / 2ª página).

Então a sequência ficou assim:

1ª Página > capa
2ª Página > Sumário
3ª Página > Introdução ( onde inicia-se o cabeçalho / rodapé )
demais páginas seguem como a 3ª.


3ª Página - Introdução 

Inserir Cabeçalho 

Selecione Inserir > cabeçalho e escolha o Estilo Padrão onde somente as páginas a partir da Introdução terá o cabeçalho.



Digite o texto ou insira uma imagem na parte superior a cima da linha:




Note que as próximas páginas (Estilo padrão)  estarão  todas com o mesmo texto descrito no cabeçalho.




Mas não basta somente as páginas estarem no Estilo Padrão, os cabeçalhos e rodapés também deverão estar.



Inserir Rodapé

Para inserir uma nota de rodapé siga o mesmo procedimento:

Inserir > Rodapé > Estilo Padrão


Inserir Páginas 

Páginas Simples  ( para quando a numeração começa na capa)

Inserir > Campos > Número da página

Página a partir de um determinado número ( TCCs / trabalhos escolares)

Clique em Editar quebra de página (na última quebra, anterior ao início que deseja). Nesse caso na página 2 , para que a numeração comece a partir da  página 3 e comece com o número 5.








Ex: quero que a numeração comece na introdução  com pág.  de número 5 Porque?  ( caso a impressão seja frente e verso a :
capa (1-2) sumário (3-4) introdução (5-6)
  1ªpag          2ª pag               3ª pág

Frente e verso são contados!


Ao abrir a janela de configuração de parágrafo  clique no separador Fluxo de Texto selecione na opção Quebras a seguintes marcações:


Inserir > Tipo página > Posição Antes > Com estilo de página > Índice > Nº da página  5 ou o  nº que desejar de acordo com as páginas do documento.
Conforme figura abaixo:



Após determinar o número de início  insira as páginas :

Inserir > Campos > nº de páginas

Alinhe o parágrafo no rodapé, caso queira que o nº de início nesse caso 5 fique ao lado direito.





Páginas Invertidas

    Para que a numeração das páginas fiquem invertidas clique em :

> Formatar Rodapé


Ao abrir a janela, desmarque a opção: mesmo conteúdo esquerda/direita



Após esse processo clique no rodapé, selecione o numero  que deseja inverter e clique no parágrafo a esquerda para que ele se posicione na folha de maneira inversa.






Somente após feita a paginação do trabalho é que deverá inserir o sumário.


Inserir Sumário

Para inserir o sumário você deverá selecionar todos os títulos principais e  sub títulos e  determinar seus estilos.

Para isso abra novamente a janela de estilos e formatação conforme demonstrado anteriormente ou utilize o atalho das ferramentas do editor writer.





Ao abrir essa janela  seguindo essas orientações selecione a palavra TÍTULO no texto  e  conforme figura a cima, clique em título 1. faça isso sucessivamente para todos.


1. TÍTULO > clicar em título 1
1.1 Subtítulo > clicar em título 2
1.2 Subtítulo > clicar em título 3

Proceder para todos da mesma maneira.

2. TÍTULO > clicar em título 1
2.1 Subtítulo > clicar em título 2
2.2 Subtitulo > clicar em título 3

Após ter selecionado todas as partes, disponha o cursor do mouse  na página onde será inserido o Sumário, nesse caso na página 2. Clique em:

Inserir> Índices > Índices e Sumários conforme figura abaixo:




Ao abrir a janela de formatação, coloque o título desejado e faça as alterações que desejar.






O sumário aparecerá na página desejada, podendo ser editado e atualizado a qualquer momento, bastando clicar com o mouse do lado direito.









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