quinta-feira, 22 de abril de 2010

PROJETOS: O QUE É E COMO COMEÇAR?



Nas atuais propostas pedagógicas de ensino, temos nos deparado com o trabalho em cima de Projetos, que são: Atividades criadas e planejadas com propósito bem determinado, com prazo para seu término e dá-se por finalizado quando alcançado seus objetivos.


Podemos ainda dizer, que são estratégias de ensino, sendo também considerados conteúdos de aprendizagem na educação.


A relevância de se trabalhar com "Projetos Didáticos" é que são propostas que partem de um desafio, de uma situação problema, no qual propicia o envolvimento em diversas áreas do conhecimento, tornando-se assim interdisciplinares.


VAMOS ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE PROJETOS?

Características - Objetivo definido em função de um problema, cuja solução é o critério para definir seu grau de sucesso.
  • Em geral, são realizados em função de uma necessidade específica, um problema.
  • São finitos: Tem começo e término programados. Solucionado o problema o projeto termina.
  • São irregulares, ou seja, foge da rotina.
A vantagem desse trabalho é que permite dar conta de alguns objetivos educacionais com maior profundidade, propiciando um maior desenvolvimento da autonomia intelectual, o aprender a aprender, o desenvolvimento da organização individual e coletiva, bem como a capacidade de tomar decisões e fazer escolhas com o propósito de realizar pequenos ou grandes projetos pessoais.
Para que o trabalho com projetos, dê bons resultados, o professor deve tomar alguns cuidados, além daqueles necessários a qualquer situação de ensino:
1- O projeto tem que estar bem definido, ou seja, alunos e professores devem ter uma idéia bem clara daquilo que se vai fazer, a meta: um objeto ( livro, maquete, desenho, cartaz, escultura ) ou uma ação (passeio, campanha, seminário, show musical).

2- É a idéia básica do projeto (a meta, o sonho) que determina e justifica as fases do projeto. Essas fases podem envolver estudo, pesquisa, construção, ensaio, e todas as ações que forem necessárias para a realização do projeto.

Nesse sentido, costuma-se dizer que, para ser um projeto, o desenvolvimento do trabalho na sala de aula deve ter a participação dos alunos, em algumas decisões, para que eles aprendam também a analisar situações, tomar decisões, e ter a experiência de por em prática o que foi planejado. Entendendo melhor: No desenvolvimento de um projeto, as decisões devem ser partilhadas entre professor e alunos. Mesmo as decisões que são tomadas previamente pelo professor devem ser explicadas e justificadas.

Vai aqui algumas dicas na elaboração de um simples projeto didático:

Incentivo: ( Sensibilização ) - Conversa com as crianças, leitura de um livro, visita a um local, uma vivência em sala de aula, uma dúvida levantada pela turma, um filme, ou até mesmo um questionamento surgido de um projeto anterior.

Oque já sabemos? Socialização dos conhecimentos prévios das crianças.

O que querenos saber e para quê? Nasce a formulação do objetivo.
O que iremos fazer? Elaboração do plano cooperativo.

Desenvolvimento: Realização das ações planejadas com os registros dos conhecimentos que vão sendo construídos pelas crianças durante todo o trabalho: relatos escritos, desenhos, fotos, vídeos, enfim, as produções das crianças;

Culminância - Apresentação do que foi produzido durante o projeto ( a socialização das conclusões )

Avaliação e auto-avaliação - Retomada do plano cooperativo para avaliar a trajetória de todos durante o processo, dificuldades e contribuições.


Notas:
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1
Adaptado do texto Gestão de Projetos, presente no livro Gestão da Escola, do Programa de Melhoria do Desempenho da Rede Municipal de ensino de São Paulo; iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em convênio com a Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo,1999.

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