quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Projeto: Horta na Escola

MÓDULO I – Horta na Escola
projeto horta na escola
OBJETIVO

  • Promover reflexão sobre a promoção de saúde individual e coletiva
  • Conscientizar o educando sobre a importância dos alimentos;
  • Incentivar o cardápio saudável;
  • Implantar a horta dentro da comunidade escolar;
  • Vivenciar o cultivo dos alimentos.
  • Trabalhar com as cores dos alimentos.
METODOLOGIA

Na sala de aula, através de histórias e músicas infantis, despertar o interesse das crianças para a conscientização sobre a importância dos alimentos e os seus valores nutricionais que são importantes para a formação do corpo humano.

Será organizada uma gincana para a arrecadação das sementes. Programar o dia para a preparação da terra e plantação da horta.

Rodízio entre as crianças para o cultivo.

Em um segundo momento, as crianças vão preparar seus próprios alimentos e será feita algumas demonstrações através de parcerias de cozinha alternativa, onde se reaproveita os talos, folhas e cascas dos alimentos que normalmente são inutilizados.

Montaremos um livrinho com desenhos para colorir de frutas,verduras e legumes para ser trabalhado as cores.

ESTRATÉGIA – PLANO DE AULAS

1º AULA  

TEMA DA AULA: HORTALIÇAS - ALIMENTOS SAUDÁVEIS

OBJETIVO

Conscientizar os educandos sobre a importância de ingerir alimentos saudáveis como as hortaliças. Levá-los a perceber que os alimentos consumidos refletem no nosso corpo.

METODOLOGIA

Apresentação de desenhos animados sobre o tema.

Apresentação de fantoches.

Plantação de hortaliças no pátio da escola.

CONTEÚDO

Conteúdos atitudinais: Através da socialização no trabalho em grupo respeito ao próximo e a natureza.

Conteúdos conceituais: Despertar a conscientização da importância dos alimentos saudáveis.

Conteúdos procedimentais: Organizar a plantação (noção de espaço); Calcular (as sementes); coordenação motora (contato com a terra).

ESTRATÉGIA

1 – Foi pedido aos alunos que contassem que tipo de alimentos eles estavam acostumados a comer, e depois veio a explicação sobre a importância dos alimentos saudáveis.

2 – Para uma melhor absorção dos alunos sobre o tema foi passado desenhos sobre o assunto, e por último a parte prática, muito importante para o desenvolvimento do aluno que foi o plantio.

3 - Em uma roda de conversa com os educandos perguntar quais são os alimentos preferidos deles, depois expor para os alunos a importância da alimentação saudável através de apresentações de desenhos animados referente ao tema e fantoches com hortaliças.

4 - Com algumas sementes levar os alunos até o local escolhido para a horta e auxiliá-los a plantar e sentir a importância deste momento porque desta forma eles vão entender como os alimentos são cultivados.

CONCLUSÕES DO PROFESSOR

È possível concluir que os alunos não gostavam de alimentos saudáveis por falta de hábito ou mesmo porque falavam para os familiares que não gostavam mesmo sem saber o sabor dos alimentos.

OBSERVAÇÕES DO PROFESSOR SOBRE A SALA

Num primeiro momento todos fizeram caretas quando souberam do tema, a maioria das crianças não tinha hábitos saudáveis e estavam acostumadas a consumir muitos alimentos com conservantes e besteiras como chocolates, balas, salgadinhos. No decorrer da aula pude perceber o interesse que foi surgindo nos alunos e assim perceberam que as hortaliças não são ruins e fazem bem para o corpo.

RESULTADOS OBTIDOS

Os alunos entenderam que alimentos saudáveis são importantes para a saúde e que devemos comer hortaliças todos os dias.

Através do projeto a criança terá contato com a terra, e aprenderá os valores dos alimentos e sua importância de forma prazerosa. A formação da consciência critica, e reflexiva sobre as necessidades de bons hábitos alimentares e de higiene será trabalhada em todo processo e ajudará na formação pessoal e interpessoal. Promovendo socialização entre os alunos.

Essa experiência pode gerar maiores resultados, pois o aluno será propagador entre a comunidade e os familiares.


2º AULA


TEMA: CULINÁRIA SAUDÁVEL

OBJETIVO

Despertar nos alunos o interesse pelo preparo dos alimentos e mostrar como eles podem identificar o gosto de cada alimento através do paladar


METODOLOGIA

Com o auxílio das professoras e colaboradores, vamos montar um ambiente onde os alunos vão aprender a temperar saladas, e degustar vários tipos de alimentos.

CONTEÚDO

Conteúdos atitudinais: partilha, integração.

Conteúdos conceituais: A importância de provar os alimentos antes de dizer que não gosta.

Conteúdos procedimentais: A organização dos ingredientes na mesa que será feita pelos alunos com o auxílio dos colaboradores e a quantidade indicada de cada ingrediente para temperar a salada.

ESTRATÉGIA

1 - Os alunos serão levados para a cozinha onde vão aprender a lavar os alimentos antes de consumir e serão auxiliados para temperar saladas, misturar frutas para fazer salada de frutas e vão consumir os alimentos preparados.

2 - Após a experiência da aula de culinária saudável, será organizada uma roda de conversa onde os alunos vão debater sobre o assunto e expor o que ele pensa sobre a culinária saudável.

3 -Através da degustação, mostrar para os alunos que não devemos falar que não gostamos de alguma comida sem saber qual o gosto que ela tem. Após a aula de preparo dos alimentos, pediremos para cada aluno descrever o que aprendeu e se ele acha importante comer alimentos saudáveis.

4 - Percepção pelo tato – sensação de frio/quente/morno

5 - Observação direta – como lavar os alimentos, como fazer, como temperar salada

6 - Alimentação - doce/salgado

7 - Cuidados que devemos ter na cozinha

8 - Linguagem oral e escrita – com receitas

9 - Ensino Religioso: Partilha
 
CONCLUSÕES DO PROFESSOR

Este tipo de aula é legal para despertar nos alunos o interesse em saber como são preparados os alimentos antes de consumirmos e também para mostrar que todas as frutas, verduras e legumes devem ser lavados antes de consumir.

OBSERVAÇÕES DO PROFESSOR SOBRE A SALA

Os alunos ficaram um pouco receosos ao saber que iriam para a cozinha e aprender alguns procedimentos do preparo dos alimentos, mas depois que a aula estava acontecendo deu para notar que todos estavam participando e interessados.

RESULTADOS OBTIDOS

Os alunos interagiram bastante com os convidados e com os próprios colegas, ficaram muito empolgados com a aula e entenderam a importância do preparo antes de consumir os alimentos.

AVALIAÇÃO

Esta aula foi muito importante porque as crianças aprenderam brincando e o intuito da educação infantil é justamente ensinar brincando.

A atividade é essencial para a formação do aluno, auxiliando na socialização e na higiene, também tem o lado do paladar que é importante e também a auto- realização dos alunos em descobrir novas coisas como lavar os alimentos, que depois será lavado a conhecimentos dos pais.

3º AULA

TEMA: ATIVIDADES ARTÍSTICAS COM FRUTAS

OBJETIVO: Conscientizar os alunos da importância em consumir frutas diariamente.

METODOLOGIA: Desenhar, recortar e colar, fazendo máscaras e canudos de frutas.

CONTEÚDO

Conteúdos procedimentais: dividir e organizar os materiais, apresentação dos resultados.



     ESTRATEGIA


1 – Explicar que as frutas são ricas em vitaminas, minerais e fibras.

2 – Mostrar para os alunos como esses alimentos são saborosos.

3 – Desenvolver as máscaras em sala de aula explicando passo a passo para os alunos.

4 – Da mesma forma das máscaras, desenvolver canudos de frutas.

5 – Entregar uma máscara e um canudo para cada aluno.

6 – Montar um teatrinho improvisado com o que cada aluno tiver em mãos.


CONCLUSÃO DO PROFESSOR

Para as crianças é muito mais fácil aprender brincando e com esta atividade eles aprenderam muito de forma lúdica.

OBSERVAÇÃO DO PROFESSOR SOBRE A SALA

Logo no início da aula os alunos já ficaram empolgados com o tema, pelo fato de ter atividades artísticas, e assim foi mais fácil desenvolver o trabalho e transmitir a importância de consumir frutas.


RESULTADOS OBTIDOS

Os alunos interagiram bem durante a aula e entenderam que as frutas são saudáveis e só fazem bem para a saúde.


AVALIAÇÃO

Atividade que desenvolve nos alunos a conscientização de como as frutas são importantes para o nosso desenvolvimento.

Através dos moldes de máscaras e canudos de frutas fica mais fácil aprender.



































































































































































Como calcular a nota da prova de Prof. Temporário do Estado.

1. A pontuação máxima pelo tempo de trabalho a ser contabilizada na nota da prova para atribuição de aulas para professores temporários e para candidatos à contratação será de oito pontos. Cada dia trabalhado na rede corresponderá a 0,004 ponto. A informação é da Secretaria de Estado da Educação.



A avaliação permitirá que os professores participem do processo de atribuição das aulas que serão dadas no ano que vem. Quem ainda não é contratado, mas deseja trabalhar na rede, também deve fazer o exame.


Será preciso acertar metade da prova, que vale 80 pontos. Mas, considerando que o tempo de serviço será somado à nota, a regra permite que os docentes que acertarem 40% (32 pontos) da prova e tiverem cinco anos e meio de dias trabalhados possam chegar à nota de corte.


fonte:http://www.saopaulo.sp.gov.br/


Fazendo as contas temos o seguinte :


Valor da prova 80


Número de questões 60


Valor aproximado de cada questão +/- 1,33


Regra é – nº de acertos x 1,33 = total de pontos


Exemplos:


60 acertos x 1,33 = 79,8 ( 80)


50 acerts x 1,33 = 66,5


40 acertos x 1,33 = 53,2


35 acertos x 1,33 = 46,55


25 acertos x 1,33 = 33,25 não alcançou os 40 pontos , mas poderá juntar o tempo de serviço para chegar a nota de corte.








terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Plano anual para Educação Infantil

Linguagem Oral e Escrita

Conteúdos

  • Coordenação motora fina e grossa
  • Leitura de símbolos e figuras
  • Interpretação de textos variados
  • Vogais
  • Topologia da inicial do nome próprio e dos colegas

Objetivos:
  • Aprimorar a coordenação motora grossa e fina na produção gráfica;
  • Dominar a linguagem como meio de comunicação;
  • Reconhecer a escrita de vogais como instrumentos de comunicação;
  • Estimular a leitura por meio do lúdico, advinhas, trava lingua, poemas, etc;
  • Identificar a inicial do nome e de seus colegas

  
Matemática


 Conteúdos

  •  Numeral de 0 à 10
  • Contagem oral
  • Escrita numérica
  • Formas geométricas
  • Noções de grandeza e medidas
  • Noções de posição, massa, tempo e espaço
  • Noções de lateralidade
  • Noção de agrupamento
  • Jogos matemáticos
  • Classificação, seriação e conjunto.

Objetivos:

  • Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessária no seu cotidiano;
  • Relacionar números à sua quantidade;
  • Reconhecer as formas geométricas básicas (triângulo, circulo, quadrado e retângulo);
  • Adquirir noções de espaço, tempo, grandeza, massa e posição em atividades lúdicas e cotidianas;
  • Desenvolver a coordenação motora por meio de escrita numérica;
  • Trabalhar socialização em brincadeiras e jogos livres e dirigidos;
  • Compreender a quantidade, igualdade e diferença;
  • Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano (noções de grandeza e medidas, noções de massa, posição, espaço, lateralidade, agrupamento, seriação e classificação de objetos) 

Movimento

Conteúdos

  • Expressividade;
  • Equilibrio e coordenação;
  • Mímica;
  • Coordenação Motora;
  • Orientação Espacial;
  • Danças;
  • Jogos e competições;
  • Resistência;
  • Agilidade;
  • Flexibilidade;
  • Brincadeiras de roda e ciranda;

Objetivos:
  • Aprimorar a capacidade de expressão corporal;
  •  Aprimorar os conhecimentos naturais e expressivos (andar, correr, saltar,nos diferentes planos espaciais);
  •  Dominar a capacidade de concentração; Repetir e criar novos movimentos para expressar-se;
  •  Desenvolver a percepção das sensações corporais,força, velocidade, limites, potencialidades, sinais vitais e esquema corporal;
  •  Dramatizar por meio de movimentos,fatos, fantasias e histórias;
  • Explorar diferentes dinâmicas de movimento;
  • Aprimorar a flexibilidade, agilidade e a coordenação motora grossa e fina;
  • Desenvolver na criança a percepção das sensações, limites, potencialidades e sinais vitais.

Artes Visuais e Musicais

Conteúdos

  • Modelagem
  • Cores
  • Desenhos livres e dirigidos
  • Recorte e Colagem
  • Reciclagem
  • Exposição de trabalhos
  • Dobraduras
  • Teatro
  • Fantoches
  • Desenho a partir do que foi observado
  • Video
  • Tecnicas de Pintura
  • Ritmos
  • Confecção e uso de instrumentos sonoros
  • Vivência da música folclórica
  • Brincadeiras e jogos ritmicos
  • Duração dos sons bem como do silêncio
  • Músicas e danças
  • Brinquedos de sucata

Objetivos:
  • Apreciar a própria produção e a dos colegas de classe, bem como ter contato com produções artísticas como: pintura, dobraduras, modelagens. etc;
  • Desenvolver atividades relacionadas a coordenação motora, criatividade, expressão de sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  •  Desenvolver atividades de criação artística e expressão.
  • Desenvolver a criatividade, no brincar e no expressar sentimentos, idéias e visão de mundo;
  • Elaborar matérias para criação utilizando diferentes recursos;
  •  Expressar-se por meio da dramatização;
  • Desenvolver o fazer musical criando condições da apreciação nos vários gêneros musicais;
  • Reconhecer e produzir sons utilizando o próprio corpo e diversos objetos sonoros;
  • Adquirir percepção da prática de dramatização e construção de novos sentidos pela ação expressiva e comunicativa da sonoridade da voz, do gesto, e da ação;
  • Aprimorar a sensibilidade, a audição, percepção e outros.

Natureza e Sociedade

Conteúdos

  • A escola e a sociedade
  • Eu
  • Plantas
  • Animais
  • Agua, ar e solo
  • Frutas
  • Alimentação
  • Higiene
  • Corpo Humano
  • Estações do Ano
  • Meios de transporte e comunicação
  • Direitos e deveres
  • Poluição e reciclagem
  • Fenômenos da Natureza
  • Profissões
  • Boneco Mascote
  • Datas comemorativas



Objetivos:

  • Reconhecer-se como membro de uma comunidade e também de uma familia;
  • Conhecer a formação e diversidade familiar;
  • Obter a noção de preservação da natureza, seus recursos necessários a sobrevivência e a importância da flora e fauna brasileira;
  • Conscientizar a preservação da natureza, os bons hábitos no ambiente e higiene;
  • Utilização e preservação do solo, água e ar;
  •  Apreciar e conhecer diversos tipos de frutas;
  • Compreender as características externas e internas do corpo humano;
  • Conhecer as datas comemorativas que compõe o calendário brasileiro e mundial; Identificar e reconhecer diversos meios de transporte e comunicação e sua atitude em nossa vida;
  •  Desenvolver o respeito a si próprio e aos outros;
  •  Estabelecer relações entre características do modo de vida de diversos grupos sociais;
  • Conhecer as diferenças climáticas bem como as estações do ano; desenvolver a conscientização e cuidado familiar, o respeito, higiene, amizade, sentimento de amor ao próximo por meio do boneco mascote; valorizar os profissionais e sua importância social.


Gabarito da Prova de Eventual realizada em 05/12/2010

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS


PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA DOCENTES


O Diretor do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, nos termos do Decreto n.º 54.628, de 13 de agosto de 2008, da Resolução SE - 68 de 01 de outubro de 2009 e da Resolução SE 91 de 08 de dezembro de 2009, torna público o GABARITO OFICIAL DA PROVA, realizada no dia 05/12/2010.

Os candidatos poderão recorrer das questões e do gabarito da prova no prazo de 2(dois) dias, contados a partir desta publicação. O recurso deverá ser remetido para o endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas www.concursosfcc.com.br



CLASSE CICLO I ENSINO FUNDAMENTAL – TIPO 1


001 - A 011 - D 021 - C 031 - A 041 - B 051 - B

002 - C 012 - A 022 - E 032 - C 042 - E 052 - E

003 - D 013 - E 023 - B 033 - D 043 - A 053 - C

004 - B 014 - A 024 - D 034 - B 044 - B 054 - D

005 - B 015 - C 025 - A 035 - E 045 - D 055 - B

006 - D 016 - A 026 - C 036 - D 046 - D 056 - E

007 - C 017 - E 027 - E 037 - A 047 - E 057 - E

008 - E 018 - D 028 - A 038 - C 048 - C 058 - A

009 - C 019 - A 029 - D 039 - D 049 - A 059 - C

010 - A 020 - A 030 - B 040 - C 050 - B 060 - C


EDUCAÇÃO ESPECIAL AUDITIVOS – TIPO 1


001 - D 015 - E 029 - C 043 - C 057 - C 071 - D

002 - C 016 - A 030 - A 044 - D 058 - A 072 - E

003 - B 017 - D 031 - B 045 - E 059 - D 073 - A

004 - D 018 - B 032 - A 046 - A 060 - C 074 - E

005 - C 019 - C 033 - E 047 - B 061 - C 075 - A

006 - A 020 - A 034 - B 048 - E 062 - D 076 - C

007 - E 021 - A 035 - C 049 - C 063 - A 077 - B

008 - C 022 - D 036 - B 050 - D 064 - B 078 - D

009 - B 023 - E 037 - E 051 - E 065 - C 079 - B

010 - E 024 - D 038 - D 052 - A 066 - A 080 - D

011 - D 025 - C 039 - E 053 - B 067 - E

012 - E 026 - B 040 - C 054 - E 068 - C

013 - A 027 - D 041 - E 055 - D 069 - A

014 - B 028 - A 042 - B 056 - B 070 - B


EDUCAÇÃO ESPECIAL FÍSICOS – TIPO 1


001 - D 015 - E 029 - C 043 - B 057 - C 071 - C

002 - C 016 - A 030 - A 044 - B 058 - B 072 - B

003 - B 017 - D 031 - B 045 - A 059 - E 073 - C

004 - D 018 - B 032 - A 046 - A 060 - D 074 - D

005 - C 019 - C 033 - E 047 - C 061 - A 075 - E

006 - A 020 - A 034 - B 048 - B 062 - C 076 - A

007 - E 021 - A 035 - C 049 - D 063 - C 077 - A

008 - C 022 - D 036 - B 050 - C 064 - B 078 - D

009 - B 023 - E 037 - E 051 - E 065 - A 079 - B

010 - E 024 - D 038 - D 052 - A 066 - E 080 - E

011 - D 025 - C 039 - E 053 - B 067 - A

012 - E 026 - B 040 - C 054 - D 068 - C

013 - A 027 - D 041 - D 055 - D 069 - E

014 - B 028 - A 042 - E 056 - E 070 - D




EDUCAÇÃO ESPECIAL MENTAIS – TIPO 1


001 - D 015 - E 029 - C 043 - C 057 - B 071 - C

002 - C 016 - A 030 - A 044 - A 058 - D 072 - B

003 - B 017 - D 031 - B 045 - D 059 - A 073 - C

004 - D 018 - B 032 - A 046 - E 060 - C 074 - A

005 - C 019 - C 033 - E 047 - B 061 - D 075 - D

006 - A 020 - A 034 - B 048 - E 062 - C 076 - C

007 - E 021 - A 035 - C 049 - D 063 - E 077 - E

008 - C 022 - D 036 - B 050 - C 064 - C 078 - B

009 - B 023 - E 037 - E 051 - B 065 - A 079 - D

010 - E 024 - D 038 - D 052 - B 066 - B 080 - A

011 - D 025 - C 039 - E 053 - E 067 - E

012 - E 026 - B 040 - C 054 - A 068 - A

013 - A 027 - D 041 - E 055 - A 069 - E


014 - B 028 - A 042 - D 056 - B 070 - D

 
EDUCAÇÃO ESPECIAL VISUAIS – TIPO 1


001 - D 015 - E 029 - C 043 - A 057 - B 071 - C

002 - C 016 - A 030 - A 044 - C 058 - E 072 - C

003 - B 017 - D 031 - B 045 - E 059 - B 073 - D

004 - D 018 - B 032 - A 046 - B 060 - C 074 - E

005 - C 019 - C 033 - E 047 - E 061 - B 075 - B

006 - A 020 - A 034 - B 048 - B 062 - A 076 - A

007 - E 021 - A 035 - C 049 - A 063 - D 077 - E

008 - C 022 - D 036 - B 050 - D 064 - E 078 - D

009 - B 023 - E 037 - E 051 - B 065 - B 079 - B

010 - E 024 - D 038 - D 052 - C 066 - A 080 - A

011 - D 025 - C 039 - E 053 - C 067 - C

012 - E 026 - B 040 - C 054 - B 068 - D

013 - A 027 - D 041 - D 055 - C 069 - A

014 - B 028 - A 042 - B 056 - A 070 - D



LÍNGUA PORTUGUESA – TIPO 1


001 - D 015 - E 029 - E 043 - A 057 - B 071 - C

002 - C 016 - A 030 - D 044 - E 058 - C 072 - A

003 - B 017 - D 031 - A 045 - E 059 - D 073 - B

004 - D 018 - B 032 - B 046 - A 060 - E 074 - D

005 - C 019 - C 033 - B 047 - C 061 - B 075 - E

006 - A 020 - A 034 - C 048 - D 062 - D 076 - D

007 - E 021 - C 035 - A 049 - B 063 - E 077 - A

008 - C 022 - A 036 - E 050 - B 064 - C 078 - B

009 - B 023 - D 037 - D 051 - C 065 - A 079 - C

010 - E 024 - E 038 - E 052 - A 066 - B 080 - E

011 - D 025 - C 039 - B 053 - D 067 - A

012 - E 026 - D 040 - A 054 - C 068 - C

013 - A 027 - B 041 - D 055 - E 069 - E

014 - B 028 - C 042 - B 056 - A 070 - D


LÍNGUA ESTRANGEIRA ESPANHOL – TIPO 1


001 - D 015 - E 029 - C 043 - B 057 - D 071 - B

002 - C 016 - A 030 - E 044 - C 058 - A 072 - C

003 - B 017 - D 031 - A 045 - E 059 - C 073 - E

004 - D 018 - B 032 - B 046 - A 060 - D 074 - C

005 - C 019 - C 033 - A 047 - B 061 - B 075 - E

006 - A 020 - A 034 - D 048 - E 062 - E 076 - D

007 - E 021 - B 035 - C 049 - A 063 - A 077 - E

008 - C 022 - C 036 - D 050 - D 064 - E 078 - D

009 - B 023 - A 037 - E 051 - C 065 - C 079 - A

010 - E 024 - E 038 - C 052 - E 066 - B 080 - C

011 - D 025 - D 039 - A 053 - B 067 - D

012 - E 026 - A 040 - B 054 - B 068 - A

013 - A 027 - D 041 - A 055 - A 069 - D


LÍNGUA ESTRANGEIRA FRANCÊS – TIPO 1


001 - D 015 - E 029 - E 043 - E 057 - B 071 - C

002 - C 016 - A 030 - A 044 - D 058 - A 072 - A

003 - B 017 - D 031 - E 045 - B 059 - E 073 - B

004 - D 018 - B 032 - A 046 - B 060 - D 074 - C

005 - C 019 - C 033 - E 047 - C 061 - B 075 - D

006 - A 020 - A 034 - D 048 - E 062 - A 076 - A

007 - E 021 - E 035 - B 049 - C 063 - D 077 - B

008 - C 022 - D 036 - C 050 - B 064 - E 078 - C

009 - B 023 - E 037 - B 051 - E 065 - B 079 - D

010 - E 024 - D 038 - A 052 - A 066 - D 080 - A

011 - D 025 - A 039 - B 053 - C 067 - C

012 - E 026 - C 040 - E 054 - E 068 - D

013 - A 027 - A 041 - A 055 - C 069 - C

014 - B 028 - C 042 - D 056 - D 070 - B




LÍNGUA ESTRANGEIRA INGLÊS – TIPO 1


001 - D 015 - E 029 - E 043 - B 057 - B 071 - E

002 - C 016 - A 030 - C 044 - A 058 - A 072 - D

003 - B 017 - D 031 - E 045 - D 059 - C 073 - C

004 - D 018 - B 032 - C 046 - A 060 - E 074 - C

005 - C 019 - C 033 - D 047 - E 061 - A 075 - B

006 - A 020 - A 034 - B 048 - B 062 - D 076 - A

007 - E 021 - A 035 - C 049 - A 063 - A 077 - C

008 - C 022 - B 036 - C 050 - C 064 - E 078 - A

009 - B 023 - A 037 - B 051 - D 065 - C 079 - D

010 - E 024 - C 038 - E 052 - E 066 - E 080 - C

011 - D 025 - D 039 - B 053 - A 067 - D

012 - E 026 - E 040 - D 054 - B 068 - B

013 - A 027 - A 041 - B 055 - D 069 - E

014 - B 028 - B 042 - D 056 - E 070 -



ESTRANGEIRA ALEMÃO – TIPO 1


001 - D 015 - E 029 - B 043 - B 057 - E 071 - A

002 - C 016 - A 030 - D 044 - E 058 - C 072 - C

003 - B 017 - D 031 - C 045 - D 059 - B 073 - D

004 - D 018 - B 032 - C 046 - C 060 - E 074 - A

005 - C 019 - C 033 - A 047 - D 061 - A 075 - E

006 - A 020 - A 034 - B 048 - A 062 - E 076 - C

007 - E 021 - D 035 - E 049 - B 063 - B 077 - E

008 - C 022 - E 036 - C 050 - A 064 - A 078 - A

009 - B 023 - C 037 - B 051 - E 065 - A 079 - B

010 - E 024 - C 038 - A 052 - D 066 - C 080 - C

011 - D 025 - E 039 - E 053 - C 067 - B

012 - E 026 - A 040 - C 054 - B 068 - D

013 - A 027 - E 041 - D 055 - D 069 - D

014 - B 028 - C 042 - A 056 - B 070 - B



ARTE – TIPO 1


001 - D 015 - E 029 - E 043 - E 057 - E 071 - E

002 - C 016 - A 030 - D 044 - D 058 - D 072 - C

003 - B 017 - D 031 - A 045 - A 059 - C 073 - B

004 - D 018 - B 032 - D 046 - B 060 - B 074 - D

005 - C 019 - C 033 - A 047 - C 061 - E 075 - A

006 - A 020 - A 034 - E 048 - E 062 - C 076 - A

007 - E 021 - C 035 - C 049 - C 063 - B 077 - E

008 - C 022 - A 036 - B 050 - B 064 - A 078 - B

009 - B 023 - E 037 - E 051 - D 065 - C 079 - C

010 - E 024 - C 038 - A 052 - E 066 - E 080 - D

011 - D 025 - D 039 - D 053 - D 067 - D

012 - E 026 - B 040 - C 054 - A 068 - B

013 - A 027 - A 041 - A 055 - C 069 - A

014 - B 028 - B 042 - B 056 - B 070 - D


EDUCAÇÃO FÍSICA – TIPO 1


001 - D 015 - E 029 - C 043 - D 057 - C 071 - D

002 - C 016 - A 030 - E 044 - D 058 - B 072 - A

003 - B 017 - D 031 - B 045 - C 059 - E 073 - E

004 - D 018 - B 032 - D 046 - A 060 - A 074 - C

005 - C 019 - C 033 - E 047 - D 061 - A 075 - B

006 - A 020 - A 034 - D 048 - C 062 - B 076 - A

007 - E 021 - A 035 - B 049 - B 063 - E 077 - C

008 - C 022 - E 036 - C 050 - E 064 - C 078 - E

009 - B 023 - C 037 - E 051 - C 065 - D 079 - B

010 - E 024 - A 038 - A 052 - D 066 - E 080 - D

011 - D 025 - B 039 - B 053 - A 067 - A

012 - E 026 - D 040 - B 054 - E 068 - D

013 - A 027 - C 041 - E 055 - B 069 - C

014 - B 028 - A 042 - A 056 - D 070 - B


GEOGRAFIA – TIPO 1


001 - D 015 - E 029 - A 043 - C 057 - D 071 - B

002 - C 016 - A 030 - C 044 - A 058 - A 072 - C

003 - B 017 - D 031 - A 045 - D 059 - C 073 - B

004 - D 018 - B 032 - E 046 - B 060 - D 074 - A

005 - C 019 - C 033 - D 047 - D 061 - E 075 - E

006 - A 020 - A 034 - A 048 - A 062 - A 076 - C

007 - E 021 - C 035 - C 049 - B 063 - C 077 - C

008 - C 022 - A 036 - C 050 - C 064 - D 078 - A

009 - B 023 - C 037 - D 051 - A 065 - E 079 - E

010 - E 024 - E 038 - E 052 - A 066 - B 080 - E

011 - D 025 - C 039 - A 053 - D 067 - C

012 - E 026 - B 040 - D 054 - B 068 - D

013 - A 027 - E 041 - B 055 - A 069 - E

014 - B 028 - D 042 - E 056 - B 070 - B



HISTÓRIA – TIPO 1


001 - D 015 - E 029 - B 043 - D 057 - A 071 - A

002 - C 016 - A 030 - E 044 - D 058 - D 072 - E

003 - B 017 - D 031 - D 045 - B 059 - B 073 - C

004 - D 018 - B 032 - A 046 - C 060 - A 074 - D

005 - C 019 - C 033 - B 047 - A 061 - E 075 - B

006 - A 020 - A 034 - C 048 - C 062 - C 076 - A

007 - E 021 - D 035 - A 049 - E 063 - B 077 - B

008 - C 022 - E 036 - C 050 - B 064 - E 078 - E

009 - B 023 - B 037 - D 051 - C 065 - D 079 - D

010 - E 024 - A 038 - C 052 - A 066 - B 080 - C

011 - D 025 - B 039 - E 053 - C 067 - E

012 - E 026 - C 040 - D 054 - D 068 - D

013 - A 027 - E 041 - A 055 - B 069 - A

014 - B 028 - A 042 - C 056 - E 070 - E


 
SOCIOLOGIA – TIPO 1


001 - D 015 - E 029 - B 043 - C 057 - B 071 - E

002 - C 016 - A 030 - C 044 - D 058 - C 072 - C

003 - B 017 - D 031 - A 045 - B 059 - D 073 - E

004 - D 018 - B 032 - E 046 - E 060 - E 074 - B

005 - C 019 - C 033 - B 047 - D 061 - B 075 - C

006 - A 020 - A 034 - D 048 - A 062 - E 076 - B

007 - E 021 - C 035 - D 049 - A 063 - A 077 - E

008 - C 022 - D 036 - C 050 - C 064 - E 078 - D

009 - B 023 - B 037 - A 051 - B 065 - C 079 - A

010 - E 024 - C 038 - C 052 - A 066 - D 080 - D

011 - D 025 - A 039 - A 053 - E 067 - A

012 - E 026 - A 040 - E 054 - E 068 - D

013 - A 027 - D 041 - E 055 - A 069 - C

014 - B 028 - D 042 - B 056 - A 070 - B


BIOLOGIA – TIPO 1


001 - D 015 - E 029 - C 043 - E 057 - E 071 - C

002 - C 016 - A 030 - E 044 - D 058 - B 072 - A

003 - B 017 - D 031 - D 045 - B 059 - E 073 - B

004 - D 018 - B 032 - B 046 - E 060 - A 074 - E

005 - C 019 - C 033 - D 047 - C 061 - C 075 - B

006 - A 020 - A 034 - A 048 - D 062 - D 076 - E

007 - E 021 - D 035 - C 049 - A 063 - C 077 - B

008 - C 022 - B 036 - B 050 - C 064 - A 078 - C

009 - B 023 - A 037 - D 051 - B 065 - D 079 - C

010 - E 024 - D 038 - E 052 - D 066 - C 080 - A

011 - D 025 - E 039 - C 053 - D 067 - D

012 - E 026 - A 040 - E 054 - A 068 - B

013 - A 027 - B 041 - A 055 - C 069 - E

014 - B 028 - E 042 - A 056 - B 070 - A



CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS – TIPO 1


001 - D 015 - E 029 - E 043 - D 057 - D 071 - D

002 - C 016 - A 030 - A 044 - B 058 - C 072 - B

003 - B 017 - D 031 - B 045 - E 059 - A 073 - C

004 - D 018 - B 032 - A 046 - D 060 - E 074 - C

005 - C 019 - C 033 - E 047 - E 061 - E 075 - E

006 - A 020 - A 034 - B 048 - B 062 - B 076 - D

007 - E 021 - C 035 - D 049 - D 063 - D 077 - B

008 - C 022 - E 036 - A 050 - A 064 - B 078 - E

009 - B 023 - A 037 - C 051 - B 065 - A 079 - C

010 - E 024 - C 038 - A 052 - C 066 - E 080 - A

011 - D 025 - C 039 - B 053 - B 067 - B

012 - E 026 - D 040 - D 054 - E 068 - A

013 - A 027 - E 041 - A 055 - E 069 - D

014 - B 028 - D 042 - C 056 - A 070 - C


FÍSICA – TIPO 1


001 - D 015 - E 029 - C 043 - D 057 - D 071 - C

002 - C 016 - A 030 - A 044 - E 058 - C 072 - C

003 - B 017 - D 031 - E 045 - A 059 - E 073 - D

004 - D 018 - B 032 - D 046 - B 060 - B 074 - C

005 - C 019 - C 033 - E 047 - C 061 - E 075 - A

006 - A 020 - A 034 - D 048 - A 062 - B 076 - C

007 - E 021 - D 035 - B 049 - D 063 - B 077 - B

008 - C 022 - B 036 - E 050 - B 064 - A 078 - A

009 - B 023 - D 037 - E 051 - C 065 - D 079 - E

010 - E 024 - A 038 - A 052 - D 066 - E 080 - C

011 - D 025 - D 039 - B 053 - B 067 - A

012 - E 026 - C 040 - C 054 - A 068 - A

013 - A 027 - D 041 - C 055 - B 069 - E

014 - B 028 - E 042 - B 056 - E 070 - A

 
MATEMÁTICA – TIPO 1


001 - D 015 - E 029 - B 043 - D 057 - D 071 - C

002 - C 016 - A 030 - A 044 - A 058 - D 072 - A

003 - B 017 - D 031 - E 045 - D 059 - C 073 - E

004 - D 018 - B 032 - A 046 - B 060 - B 074 - D

005 - C 019 - C 033 - D 047 - C 061 - B 075 - A

006 - A 020 - A 034 - C 048 - E 062 - D 076 - B

007 - E 021 - C 035 - E 049 - C 063 - C 077 - D

008 - C 022 - C 036 - A 050 - A 064 - E 078 - A

009 - B 023 - D 037 - C 051 - E 065 - B 079 - E

010 - E 024 - E 038 - D 052 - A 066 - C 080 - B

011 - D 025 - B 039 - E 053 - C 067 - B

012 - E 026 - E 040 - A 054 - B 068 - D

013 - A 027 - C 041 - E 055 - A 069 - A

014 - B 028 - B 042 - D 056 - E 070 - B





QUÍMICA – TIPO 1


001 - D 015 - E 029 - E 043 - D 057 - E 071 - A

002 - C 016 - A 030 - A 044 - C 058 - A 072 - E

003 - B 017 - D 031 - E 045 - E 059 - D 073 - B

004 - D 018 - B 032 - D 046 - D 060 - C 074 - A

005 - C 019 - C 033 - B 047 - D 061 - B 075 - B

006 - A 020 - A 034 - E 048 - B 062 - A 076 - D

007 - E 021 - D 035 - C 049 - E 063 - B 077 - B

008 - C 022 - C 036 - B 050 - A 064 - D 078 - C

009 - B 023 - A 037 - D 051 - C 065 - A 079 - E

010 - E 024 - E 038 - E 052 - A 066 - D 080 - D

011 - D 025 - B 039 - C 053 - B 067 - C

012 - E 026 - C 040 - E 054 - C 068 - B

013 - A 027 - C 041 - D 055 - B 069 - E

014 - B 028 - A 042 - B 056 - C 070 - A


 

 
PSICOLOGIA – TIPO 1


001 - D 015 - E 029 - C 043 - D 057 - E 071 - A

002 - C 016 - A 030 - E 044 - C 058 - C 072 - E

003 - B 017 - D 031 - A 045 - E 059 - D 073 - C

004 - D 018 - B 032 - D 046 - B 060 - E 074 - E

005 - C 019 - C 033 - B 047 - D 061 - C 075 - B

006 - A 020 - A 034 - B 048 - A 062 - C 076 - D

007 - E 021 - E 035 - D 049 - B 063 - D 077 - A

008 - C 022 - B 036 - E 050 - E 064 - A 078 - D

009 - B 023 - A 037 - D 051 - C 065 - C 079 - A

010 - E 024 - B 038 - B 052 - A 066 - B 080 - B

011 - D 025 - A 039 - A 053 - B 067 - B

012 - E 026 - C 040 - B 054 - E 068 - E

013 - A 027 - E 041 - C 055 - C 069 - D

014 - B 028 - D 042 - A 056 - B 070 - E



 
FILOSOFIA – TIPO 1


001 - D 015 - E 029 - C 043 - B 057 - A 071 - B

002 - C 016 - A 030 - E 044 - D 058 - E 072 - C

003 - B 017 - D 031 - B 045 - A 059 - B 073 - D

004 - D 018 - B 032 - C 046 - E 060 - D 074 - D

005 - C 019 - C 033 - A 047 - D 061 - D 075 - A

006 - A 020 - A 034 - D 048 - C 062 - E 076 - B

007 - E 021 - D 035 - B 049 - A 063 - B 077 - C

008 - C 022 - C 036 - E 050 - B 064 - B 078 - C

009 - B 023 - E 037 - A 051 - E 065 - C 079 - A

010 - E 024 - B 038 - C 052 - D 066 - E 080 - B

011 - D 025 - C 039 - A 053 - A 067 - E

012 - E 026 - A 040 - E 054 - E 068 - C

013 - A 027 - D 041 - B 055 - C 069 - A

014 - B 028 - E 042 - D 056 - D 070 - D


LÍNGUA ESTRANGEIRA JAPONÊS – TIPO 1


001 - D 015 - E 029 - E 043 - A 057 - A 071 - E

002 - C 016 - A 030 - D 044 - C 058 - A 072 - C

003 - B 017 - D 031 - A 045 - B 059 - B 073 - E

004 - D 018 - B 032 - C 046 - D 060 - A 074 - A

005 - C 019 - C 033 - B 047 - C 061 - C 075 - A

006 - A 020 - A 034 - D 048 - E 062 - E 076 - B

007 - E 021 - B 035 - C 049 - C 063 - C 077 - C

008 - C 022 - D 036 - D 050 - B 064 - A 078 - D

009 - B 023 - C 037 - B 051 - D 065 - E 079 - A

010 - E 024 - B 038 - E 052 - A 066 - B 080 - D

011 - D 025 - D 039 - E 053 - B 067 - D

012 - E 026 - C 040 - B 054 - E 068 - C

013 - A 027 - A 041 - D 055 - D 069 - A

014 - B 028 - E 042 - E 056 - E 070 - B

 
 
LÍNGUA ESTRANGEIRA ITALIANO – TIPO 1


001 - D 015 - E 029 - A 043 - A 057 - C 071 - C

002 - C 016 - A 030 - C 044 - D 058 - E 072 - A

003 - B 017 - D 031 - E 045 - E 059 - A 073 - D

004 - D 018 - B 032 - B 046 - B 060 - C 074 - C

005 - C 019 - C 033 - A 047 - D 061 - E 075 - D

006 - A 020 - A 034 - A 048 - E 062 - D 076 - E

007 - E 021 - C 035 - E 049 - A 063 - B 077 - B

008 - C 022 - E 036 - C 050 - C 064 - E 078 - D

009 - B 023 - D 037 - B 051 - D 065 - D 079 - A

010 - E 024 - B 038 - A 052 - E 066 - B 080 - E

011 - D 025 - D 039 - B 053 - B 067 - A

012 - E 026 - E 040 - C 054 - A 068 - E

013 - A 027 - A 041 - C 055 - D 069 - D

014 - B 028 - C 042 - E 056 - B 070 - A