quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Resumo: Diários de Aula

Diários de Aula: Um Instrumento de Pesquisa e Desenvolvimento Profissional: Veja a seguir um resumo do que diz Miguel A. Zabalza


Para quem dá aula, o registro representa muito mais que um roteiro de aula ou uma enumeração de atividades desenvolvidas com a turma.

Registrar = Escrever sobre a prática, pensar refletir sobre cada decisão que for ou será tomada, permitindo aprimorar o trabalho diário e adequá-lo com frequência ás necessidades dos alunos.

Todo professor deve colocar suas idéias e reflexões no papel, para aumentar a possibilidade de alcançar seus objetivos.

Existe várias formas de registrar, segue alguma delas:

Planejamento: Dotado de atividades que podem ser: Atividades Permanentes, Sequencia Didática ou Projéto Didático.

Registros de Classe: Notas, Pautas de Observação e Diários.

Avaliação : Relatórios Individuais e Coletivos.


PLANEJAMENTO: O QUE É?

É colocar as idéias da aula no papel, deverá ser feito para antecipar o que se pretende alcançar em sala de aula e a forma com que será desenvolvida a prática de ensino.
Ao final, todo seu planejamento deverá ser observado e avaliado.
Perguntas como: - A organização da sala, colaborou ou não para atingir os objetivos propostos?

Dentro do Planejamento deverá existir algumas atividades:

Atividade Permanente = Trabalho Didático realizado regularmente (diária, semanal ou quinzenal).

Exs.: Ler para os alunos, Rodas de Conversa ou uma Produção de Pinturas.

Objetivos: Familiarizar a turma com um conteúdo, Formar hábitos ( Ao fazer as leituras diárias por exemplo as crianças aprendem sobre a linguagem da escrita e desenvolvem comportamentos leitores).

Como Organizar? Prever objetivos, conteúdos, duração da atividade, materiais necessários e como será feita a avaliação.


Lembre-se! Realizar atividades permanentes não significa fazer sempre a mesma coisa.
A proposta deve ser empregada com regularidade durante o ano ou um semestre e oferecer novos desafios ( rodas de leitura em que os livros lidos pelo professor, se tornem mais difíceis)


Sequência Didática = Série de atividades envolvendo um mesmo conteúdo com aumento do grau de dificuldade, planejada para possibilitar o desenvolvimento da próxima.

Objetivo: Ensinar conteúdos que exijam tempo para aprender e aprofundamento gradual.

Como Organizar? Ao planejar, deverá prever a ordem das atividades, objetivos, conteúdos, materiais, etapas do desenvolvimento, duração e a maneira de avaliar.

Projéto Didático = Conjunto de Ações para elaboração de um produto final.
Os alunos deverão participar do planejamento do Projeto.

Objetivos: Reunir conteúdos abrangentes, atingindo propósitos didáticos e sociais.

Como Organizar? Prever os momentos do Planejamento e discussão em grupo e os de trabalhos individuais.
Colocar justificativas, aprendizagens desejadas, etapas do desenvolvimento, produção, maneiras de divulgar o produto final, duração e avaliação final.

Como executar? Duração variada (2 mêses) ou +

Não Esqueça!  Ao realizar um projeto, não abandone as atividades permanentes e as sequências didáticas.


REGISTROS DE CLASSE O QUE É?  

Podem ser: Notas, Pautas de Observação e Diários.

Objetivos: Ajudam a acompanhar o desenvolvimento dos alunos e são uma fonte de aprendizado para o professor.

Notas = Anotações curtas feitas nas aulas.

Exemplos: Frases ou comentários dos alunos, perguntas, dúvidas, conteúdos a serem pesquisados, informações para checagem etc.

Objetivos: Lembrar momentos importantes e não perder dados significativos do processo ensino aprendizagem.

Organização: Deixar uma prancheta, sulfite e caneta sempre a disposição.

Importância: Útil para base de planejamentos futuros.


Pautas de Observação = Tabelas de duas ou mais entradas, nas quais aparecem o nome dos alunos e os conteúdos didáticos ou atitudinais a ser observados.

Objetivo: Acompanhar a evolução do aprendizado de 1 ou + conteúdos ao longo do ano.

Organização: Tabular os nomes e os aspectos a serem analisados.
                       Legendar a tabela com conceitos cores referentes a um estágio de aprendizagem.
                        Preencher durante ou logo após a  aula.

Comu usar? De tempos em tempos é preciso fazer a análise e comparação das tabelas.
Quanto maior a frequência com que elas forem preenchidas, ,mais informações se tem sobre o avanço de cada estudante e mais rápido é possível fazer intervenções.


Diário de Aula = Narrativas sobre o qe aconteceu na sala de aula, tanto em relação a comentários e produções dos alunos como em relação a si mesmo, ( impressões e reflexões ).

Objetivo: Refletir sobre o planejamento e sua adequaçãoás necessidades dos alunos.

Como usar? Uma das principais utilidades é o compartilhamento com o Coordenador Pedagógico, pois permite a reavaliação da prática pedagógica, possibilitando futuro planejamento e avaliação.




Avaliação =  Registro onde reunem-se diversas atividades produzidas pelos alunos, no qual contribui para relembrar as vivências em sala e transformar em relatório.
Requer dedicação!


Relatório = É a avaliação do desempenho de uma criança ou do grupo durante um determinado período.

Objetivo: Documentar o desempenho dos estudantes para comunicar ás familias as aprendizagens.

Organização: Utiloizar-se das pautas, notas, diários para elaborar relatórios.

Dica! Nas escolas onde há um modelo, começe sempre com um breve relato do que se foi trabalhado com a turma naquele período.
Em seguida, individualmente para cada aluno, relate como foi o avanço global em relação aos objetivos propostos inicialmente.

Como usar? Fica a critério de cada escola, bimestral, trimestral ou semestralmente.

Importante! É preciso começar os relatórios com antecedência, pois o detalhamento requer tempo e reflexão.