sexta-feira, 8 de junho de 2012

RESUMO :Declaração de Salamanca (Espanha) - 1994

Proposta: "Educação para Todos"

Objetivo: Implementar a educação para crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino. Assegurando que a educação de pessoas com deficiência, seja parte integrante do sistema educacional.

Destaques importantes:

* Qualquer pessoa portadora de deficiência tem o direito de expressar seus desejos com relação à sua educação, tanto quanto estes possam ser realizados;

* O princípio que orienta essa estrutura é o que as escolas deveriam acomodar todas as crianças independente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras...

* A Educação Especial, assume que as diferenças humanas são normais - crianças devem aprender juntas.

* As crianças com NEE, deveriam receber qualquer suporte extra ( dentro das escolas inclusivas ).

* O encaminhamento de crianças com NEE para escolas especiais ou classes especiais em caráter permanente deveriam ser exceções, ou seja em casos em que a educação na classe regular seja incapaz.

* ESCOLAS ESPECIAIS - podem servir como CENTRO DE TREINAMENTO e de recurso para os profissionais das escolas regulares.

  • Fornecendo subsídios como : apoio profissional quanto aos métodos e conteúdos curriculares às necessidades individuais dos alunos.
  • Não esquecemos que os profissionais destas instituições possuem nível de conhecimento necessário a identificação precoce de crianças portadoras de deficiências.

Um fato relevante é reconhecer que as mulheres sofrem preconceitos sexuais compondo as dificuldades causadas pelas suas deficiências.
É defendido Programas Educacionais, cujo objetivo é acabar com tal descriminação.