quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Pra ensinar tem que aprender, mas mais que tudo isso, tem que amar!


-->
Quando se fala em ensino, pensamos em transmitir conhecimentos, mas será que ensinar é fácil?
Ensinar engloba uma série de elementos que devemos construir ao longo de nossa vivência.
Professor tem que amar!
Professor tem que avançar, buscar a evolução e renovação de seus conhecimentos, não permitindo que estes, se tornem ultrapassados e defasados através dos tempos.
Devemos aceitar desafios e superá-los. Com atitude, graça e ousadia!
Vejamos um modelo de Professor, ou melhor, um Mestre!
Seu nome é Jesus Cristo, chamado por seus discípulos de “Rabi”, ele tinha características especiais, ensinava com amor, contava parábolas, e todos o ouviam, porque nele havia algo diferente.
Quando Ele ensinava, fazia perguntas (Mc 3:4) “E perguntou-lhes: é lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal?
Outra característica do amor do Mestre em ensinar, é que para Ele não havia hora nem lugar, porque Ele ensinava nas sinagogas, nos templos, nos campos, nas ruas, não esperava que existisse uma condição ideal para ensinar.
E tudo isso, porque ele se preocupava em ensinar a sua palavra, em transmitir o conhecimento vindo de Deus. E quantas vezes nos deparamos com professores e mestres, que ensinam de maneira mecânica, com aulas sem preparo, sem dedicação, com mil desculpas, se justificando pelo baixo salário ou pela falta de estrutura. Será que Jesus se preocupava com salário, com infra-estrutura? Claro que você deve estar pensando, mas ensinar de graça? De qualquer jeito? Ele era Jesus! Concordo com tudo isso, mas devemos nos preocupar em ultrapassar esses limites e quebrar com as barreiras que nos impede de sermos melhores como Mestres e Professores. Devemos sim lutar pelos nossos direitos, por melhores condições, melhores salários, mas por outro lado não deixar que isso apague o brilho que existe na profissão docente, temos que procurar seguir esse exemplo de amor e dedicação, no qual sem isso, iremos continuar a nos deparar com a péssima qualidade do ensino no país.
Quero sim, deixar o meu apelo para todos aqueles, que são comprometidos com a educação e o ensino. Que pensem com carinho, pois ensinar deve ser um ato de amor.